Com a finalidade de promover uma gestão municipal democrática, eficiente e com participação dos presidentes dos Conselhos Regionais, Associação de Moradores e da população, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), estuda o relançamento do Programa Comunidade Viva. Para tratar desse tema foi realizada uma reunião com as mesas diretoras dos Conselhos Regionais de Campo Grande em 20 de fevereiro de 2017.

O programa tem por finalidade implementar a gestão democrática na administração municipal, por meio da participação da comunidade, com vistas à elevação da qualidade de vida; criação de novas oportunidades e fomento a iniciativas para a efetivação dos objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), conforme preconiza a Organização das Nações Unidas (ONU).

Uma rede será composta por representantes de todos os órgãos da Prefeitura visando promover a articulação entre a administração municipal e a sociedade, por meio dos conselhos regionais.

Todas as informações oriundas do Programa Comunidade Viva serão encaminhadas pelo Planurb, que será responsável por promover a articulação com os interlocutores municipais, visando a qualificação da gestão democrática; encaminhar aos conselhos regionais o retorno do atendimento junto aos órgãos e entidades; promover qualificação dos conselhos regionais e encaminhar as deliberações originais as sessões plenárias.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, pontua que o Programa Comunidade Viva tem o compromisso da aproximação do poder público com as comunidades das sete regiões da Capital.

“Cada região possui um conselho, que é responsável por dialogar com as Associações de Moradores, Clube de Mães, Conselhos de Classe e Associação de Pais e Mestres. Juntos, todos irão ouvir os anseios das comunidades, trazerem até a prefeitura todas as reivindicações, que por sua vez serão  encaminhadas para a secretaria, autarquias para as devidas soluções. Com este trabalho, vamos ter oportunidade de trabalhar mais para a população no que eles precisam de mais urgente para seus bairros”, justificou.

Berenice Domingues destaca que os conselheiros regionais têm participação muito importante da administração municipal para melhorar a qualidade de vida do campo-grandense. “Vamos trabalhar de forma democrática para que todos tenham voz, que possam encaminhar seus reclames e que tenham resposta de suas solicitações. Estamos falando em qualidade de vida, criação de espaço de lazer e novas indústrias, que trarão oportunidades de emprego para a população”, complementou.

“Temos que organizar o Programa Comunidade Viva para que todos possam falar e o nosso desafio e de recebermos a demanda naquilo que foi solicitado. Queremos ouvir mais as pessoas e trabalhar mais pela cidade. Vamos fazer o melhor programa de gestão democrática do país, com o relançamento do Comunidade Viva”, acrescentou.

Opinião dos presidentes dos conselhos regionais

Para o presidente do Conselho Municipal da Região do Lagoa, João Romero, o  Programa Comunidade Viva vai aproximar os conselheiros da gestão municipal. “Quem conhece os problemas locais dos bairros são os conselheiros, os presidentes dos bairros e todas as entidades. Vamos encaminhar pedidos pequenos como poda de árvores e até os pedidos de solicitação de pavimentação. Nos locais onde não for possível pavimentar de imediato, vamos solicitar os serviços de patrolamento e cascalhamento”, opinou.

O presidente do Conselho Municipal da Região Central, João Eulógio, conhece o Programa Comunidade Viva há mais tempo e destacou a sua finalidade. “Com o relançamento do programa, com uma nova roupagem, vai melhorar a interlocução do poder público com os munícipes. Dessa forma a população terá uma resposta mais rápida de suas solicitações. Outro ponto positivo é que os conselheiros conhecerão os representantes de cada secretaria e autarquias e ficará mais fácil o diálogo e os retornos das solicitações serão mais rápidos. Este programa foi uma decisão acertada pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, e trará muitos benefícios para nossa cidade”, analisou.

Para o presidente da Região do Bandeira, o programa Comunidade Viva vai democratizar o trabalho da prefeitura junto aos conselheiros. “O Comunidade Viva está sendo relançado com uma proposta nova e vai melhorar os trabalhos da Prefeitura, que são oferecidos para população. Vamos ficar cientes de como funciona o programa de trabalho das secretarias e autarquias, coisa que não acontecia nos últimos quatro anos”, destacou.

Já o presidente do Conselho da Região do Anhanduizinho, José Geraldo, o Projeto Comunidade Viva retoma um grande sonho e dá vida e voz aos conselheiros. “Passamos nos últimos tempos apagados e sem ter para quem encaminhar as solicitações. A partir de agora vamos ouvir a população nos bairros e buscar soluções junto às secretarias. Vamos trazer para a Agência de Planejamento Urbano as perguntas e problemas e retornar com uma resposta para a população dos bairros”, finalizou.