A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realizou nesta quinta-feira (14) uma palestra com o tema Ética Profissional, Cidadania e Trânsito, direcionada para os agentes de trânsito do município. A ação faz parte do curso de atualização dos agentes de trânsito oferecidos pelo Conselho Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul (Cetran), instituído pela deliberação publicada no dia 21 de novembro de 2022.

O curso está sendo realizado no antigo Juizado Central, próximo à Rua Joaquim Murtinho, e acontece entre os dias 12 e 15 de março. O público-alvo são os agentes de trânsito da Agetran e da Guarda Municipal que atuam na área e possuem formação nesta área de atuação. De acordo com a deliberação do Cetran, é obrigatória a atualização dos agentes com conteúdo específico.

A palestra ministrada pela representante da Agetran, a gerente de trânsito e professora, Ivanise Rotta, tem como objetivo padronizar a conduta profissional dos agentes. “Pois quando o agente de trânsito aborda o infrator, ele não pode prevaricar. Sua conduta deve ser de uma forma respeitosa e esclarecedora. Desta forma o agente de trânsito cumpre o seu papel de manter a segurança viária, pois cada um que é abordado e cada autuação que é executada com eficácia e significa que um sinistro que deixou acontecer”.

A professora Ivanise Rotta destaca ainda a importância do curso de atualização para os agentes de trânsito, pois eles melhoram a atuação nas questões do dia a dia, nas novas resoluções e nas novas normativas de autuação e de atendimento. “Toda atualização é primordial e esse conteúdo é essencial, já que acata uma determinação e deliberação do CETRAN para que esses agentes de trânsito consigam prestar um serviço adequado para sociedade e preservando, vidas no trânsito”.