A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), realiza nesta quinta-feira (9),  o 4° Encontro de Mulheres na Tecnologia da Informação (EMUTEC). Esta edição aconteceu no formato híbrido (presencial e online), com a participação de convidadas que estão consolidadas no mercado de TI em Campo Grande, que falaram sobre suas experiencias e novidades da área.

“Fico imensamente feliz com um evento deste porte, que tem valorizado o papel da mulher em umas das áreas que mais tem crescido nos últimos anos em todo o mundo”, disse, na ocasião, a primeira dama da Capital, Tatiana Trad.

Para a vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, as mulheres têm se destacado merecidamente no mercado de trabalho. “Estamos vivendo novas oportunidades em todos as áreas, mas em especial, na área da tecnologia e isso é um ganho enorme para a sociedade e uma grande conquista para as mulheres que trabalham para conquistar seu lugar no mercado de trabalho”.

Os assuntos abordados no 4° EMUTEC foram sobre a realidade da posição feminina na TI, produção de TI em home office, debate sobre os motivos de ainda haver poucas mulheres nesta área, além de palestras sobre Soft Skills e da oficina sobre a Jornada de TI com Scratch. Tudo isso com o objetivo de fomentar e estimular outras mulheres a ingressarem no mercado de tecnologia da informação.

“Sabemos que setores culturalmente e predominantemente ocupados por homens, hoje abrangem cada vez mais mulheres, como é o caso desta área muito importante para o desenvolvimento da sociedade, a área da tecnologia da informação”, apontou Elaine Rodrigues, Gerente de Implementação de Serviços de Infraestrutura da Agetec e que também é a coordenadora do evento.

Apesar de ainda representarem apenas 20% dos profissionais de tecnologia no Brasil, nos últimos cinco anos o crescimento das mulheres na área de TI cresceu 60%, passando de cerca de 28 mil para quase 45 mil em 2019, conforme o índice Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

“Cada vez mais as mulheres mostram o seu protagonismo e na área de tecnologia isso não é diferente. Na Agetec elas são protagonistas, seja liderando e integrando as equipes ou no cuidado com os colegas, características que lhes são peculiares. Com muita competência técnica e comprometimento elas vêm fazendo a diferença na vida da população da nossa cidade”, disse o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

A 4° edição do EMUTEC contou com cinco palestrantes de diferentes áreas da TI no auditório do Senac Hub, onde aconteceu o evento. Após as palestras, foram respondidas perguntas relacionadas à temática do encontro na roda de conversa.

O evento contou com o apoio do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), Fecomércio MS, Senac, Binamik, Jera, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Rede Educativa MS, SGI (Superintendência de Gestão da Informação) e do LivingLab.