A Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o apoio da Concessionária SOLURB Soluções Ambientais, vai instalar nesta segunda-feira (8), na Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, o 1º Ecoponto Itinerante da Capital.

O Ecoponto Itinerante é uma iniciativa móvel de coleta de resíduos recicláveis; resíduos da construção civil; resíduos eletrônicos; móveis inutilizáveis; e, galhos e podas, e visa atender áreas de difícil acesso e mais distantes dos centros fixos de descarte, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da separação correta dos resíduos e do reaproveitamento de materiais.

“Esta ação é de grande importância para os moradores, pois os mesmos possuem grandes dificuldades nas limpezas dos quintais. O Ecoponto Itinerante irá diminuir os focos de dengue e a proliferação de insetos e animais peçonhentos, pois os resíduos serão descartados corretamente. Irá contribuir também na sensibilização de como organizar e descartar os resíduos para a coleta”, destaca a presidente da Associação de Moradores do Jardim das Perdizes, Elza Oliveira da Silva.

A ação ficará disponível aos moradores até o próximo sábado (13), com o seguinte horário de funcionamento do dia 8 ao dia 12: das 8h às 18h e no dia 13: das 8h às 12h, oferecendo um local conveniente para a população local descartar esses materiais de maneira sustentável. É importante ressaltar que o limite de resíduos a serem recebidos no local será de 1m³ por dia e por CPF, com exceção dos materiais recicláveis, para os quais não haverá limite específico.

“A implantação de um Ecoponto Itinerante será um auxílio gigantesco às ações que a prefeitura tem realizado no combate ao Aedes aegypti, já que nossos agentes de combate de endemias têm identificado que a maior parte dos criadouros estão dentro das residências. Assim, os moradores da região fazem a limpeza de seus materiais inservíveis, que poderiam ficar armazenados de forma inadequada acumulando água e descartam em um local adequado, garantindo a redução dos números de focos do mosquito”, comenta a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo.

A iniciativa do Ecoponto Itinerante é um dos resultados da “4ª Jornada de Inovação Cidades que Transformam” que possui o objetivo de desenvolver soluções inovadoras que equacionem as dimensões técnica, ambiental, social e econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e promovam a economia circular.

“Estamos colocando em ação um sonho antigo da comunidade que é a instalação de mais Ecopontos em Campo Grande. De forma inédita, percorrerá os bairros de nossa cidade e contribuirá para minimizar o descarte irregular de resíduos”, ressalta a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues.

“A destinação ambiental adequada dos resíduos contribui não só para a preservação do meio ambiente, como também gera empregos e renda, fomentando a economia local. Auxiliando inclusive a reduzir os impactos negativos do descarte irregular na saúde da nossa população, uma vez que o acúmulo de lixo de forma inadequada pode levar a doenças, contaminações e reprodução de vetores. Assim, é preciso que todos apoiem e participem de campanhas que promovam a sustentabilidade ambiental, social e econômica”, reforça a secretária Municipal de Meio Ambiente Gestão Urbana, Kátia Sarturi.

“Esta iniciativa demonstra o compromisso da Solurb e da Prefeitura Municipal de Campo Grande com a preservação do meio ambiente e com a promoção de práticas sustentáveis dentro da comunidade. Acreditamos que, ao educar e fornecer os recursos necessários para o descarte adequado de resíduos, podemos contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida e para a preservação do nosso ambiente local”, pontua o gerente operacional da concessionária, Bruno Velloso Vilela.

1º Ecoponto Itinerante

Data: 8 a 13 de abril

Local: Associação de Moradores do Jardim das Perdizes.

Endereço: Rua Lurdes Coelho Costa, 35 – Jardim das Perdizes

#pratodosverem   Na matéria há duas imagens. A primeira é uma foto colorida que mostra a fachada da Associação de Morados do Jardim das Perdizes e a segunda é uma arte gráfica com fundo azul, letras brancas e detalhes em amarelo e verde onde são detalhadas informações sobre 1º Ecoponto Itinerante de Campo Grande.