A Prefeitura de Campo Grande, em parceria com a ADM, líder em originação e nutrição humana e animal, deu início a uma importante ação de sustentabilidade e apoio à economia local. Nesta quinta-feira (14), foram plantadas árvores frutíferas nativas do cerrado no assentamento Sucuri, na APA do Ceroula, um dos principais mananciais de abastecimento de água na região.

O objetivo da iniciativa é conservar áreas verdes essenciais para a região e proporcionar uma fonte adicional de renda para cerca de 250 famílias que residem do Assentamento Sucuri, Assentamento Conquista e os Produtores da Região do Aguão, todos dentro do plano de manejo do Ceroula, onde será construído o Parque Turístico Municipal de Campo Grande.

No evento foram plantadas 20 mudas, enquanto outras 80 foram distribuídas aos produtores para testes preliminares. As 2.900 mudas restantes serão plantadas em setembro, coincidindo com o início da estação chuvosa, para garantir um desenvolvimento adequado das plantas. A doação das mudas foi intermediada pelo Instituto Aua, responsável pelo planejamento, seleção de árvores e logística com viveiros locais em parceria com a Prefeitura.

“Essa iniciativa vem ao encontro do que vem sendo trabalhado em relação ao desenvolvimento econômico, que é garantir renda com sustentabilidade. Esse plantio vai gerar uma produção diferenciada de tudo que temos em Campo Grande. São produtos frutos nativos que têm comércio, pois há o consumo destes frutos, como a bocaiúva, a guavira, o baru e outros. Então, existe procura, mas não existe produção. Essa ação da ADM em parceria com a Prefeitura vem mudar isso, garantindo a conservação dessas plantas nativas e fomentando uma alternativa de renda para esses produtores, que além de poderem vender os frutos, vão poder aproveitar o turismo rural, que também pode ser gerado”, salienta o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

A área escolhida para o plantio está próxima ao local onde será construído o Parque Turístico Municipal de Campo Grande, que já tem um investimento previsto de mais de R$ 9,5 milhões. O parque terá 28 hectares de extensão e contará com uma infraestrutura completa, incluindo quiosques, redários, playgrounds, museus, restaurantes, apoio para trilhas e quatro cachoeiras.

O projeto tem aderência às ações de sustentabilidade da ADM, que tem como objetivo apoiar ações educacionais e de conscientização ambiental, restaurar áreas degradadas e arborização urbana. Segundo Diego Di Martino, diretor de sustentabilidade da ADM para América Latina, Campo Grande tem uma grande relevância para a companhia por ser o município em que a ADM tem a maior fábrica de proteínas de soja da América Latina, gerando mais de 400 empregos diretos.

“Acreditamos na sustentabilidade e em nosso compromisso para com as comunidades nos locais onde atuamos. No último ano, por exemplo, a ADM avançou em programas de sustentabilidade, agricultura regenerativa e parcerias com outras grandes empresas em outras partes do País. Estamos felizes em ampliar esta iniciativa que é significativa para o bioma e economia local de Campo Grande”, comenta.

Além de Campo Grande (MS), mais sete cidades onde a ADM concentra as suas principais operações são beneficiadas pelo plantio de mudas, iniciado no último ano: Porto Franco (MT), Colombo (PR), Joaçaba (SC), Rondonópolis (MT), Santos (SP), Uberlândia e Três Corações, ambas no estado de Minas Gerais (MG). Ao todo, a ADM irá doar 25 mil mudas em referência ao seu tempo de presença no Brasil.

(Matéria atualizada às 8h30, desta sexta-feira (15), para correção de dados)