Na noite desta quinta-feira (7), com uma festa multicultural, o Centro de Formação Lúdio Martins Coelho (Cefor) foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio Municipal dos Direitos Humanos 2023, promovido pela Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU).

O evento, que já se consagrou como uma celebração anual de destaque na cidade, busca reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se destacam por suas notáveis contribuições à disseminação e defesa dos Direitos Humanos na Capital.

Representando a prefeita Adriane Lopes, a subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, Thais Helena falou da importância do reconhecimento e do apoio aos agentes transformadores que trabalham em prol de um mundo melhor, sem distinções e preconceitos.

“É muito importante que a gente possa neste momento prestigiar essas pessoas, que se se entregam pela defesa e garantia de direitos, contribuindo muito para a transformação da vida de diversas pessoas na nossa cidade e pela construção de uma sociedade mais justa, humana, solidária e consequentemente, por um mundo melhor para todos os povos, raças e credos”, ressaltou.

Neste ano, a solenidade prestigiou 40 personalidades, líderes sociais, empresas e instituições comprometidos com a causa. As categorias abrangem áreas diversas, desde a promoção dos direitos de pessoas com deficiência até a defesa dos direitos da população em situação de rua em drogadição.

A iniciativa visa não apenas reconhecer, mas também inspirar a comunidade a se engajar em ações exemplares que promovam a igualdade, inclusão e respeito à diversidade. O Prêmio destaca a importância de esforços coletivos na construção de uma sociedade mais justa e compassiva.

Escolhido para falar em nome dos homenageados, Eduardo Ramirez Meza destacou os avanços que precisam ser celebrados e a importância do respeito às diferenças e o fortalecimento dos pontos comuns. “É preciso olhar para o que já conquistamos e celebrar, mas sem esquecer que a gente ainda tem muito caminho a percorrer. E nessa pluralidade, em meio às diferenças, podemos encontrar pontos de convergência, que nos movem e nos impulsionam a abraçar uma mesma causa, o ato de zelar pelas pessoas e por seus direitos”.

Ao enaltecer aqueles que se destacam em áreas cruciais como igualdade étnico-racial, comunidade LGBT e crianças e adolescentes, a Prefeitura reforça seu compromisso em promover políticas públicas efetivas e garantir a proteção dos direitos fundamentais de todos os cidadãos.

Os agraciados com o prêmio Direitos Humanos são indicados pelas coordenadorias da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos ligados em oito categorias. Confira a lista completa de homenageados:

Indicada Gabinete Subsecretária de Defesa dos Direitos Humanos
Mirella Ballatore

Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Débora Maria de Souza Paulino
Lailza Fatiam Quelho Lopes
Nelly Maksoud Rahe
Raquel Lázaro de Lima Oliveira

Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência
Andréa De Arruda Bianco
Caio Henrique Romero
Felippe Valêncio Oliveira
Josimara Pasqualini Ribeiro Reese
Leonardo Leindecker De Freitas

Coordenadoria de Proteção à População de Rua e Políticas sobre Drogas
Escola Padrão
Juliano Victurino
Orlando Rodrigues Peralta
Silvia Tavares Farina
Adriane Zadi D. de Assis dos Santos

Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Ana Flávia Paes de Souza
Antônio Rubilar de Castro Pedroso Junior
Cláudio Barbosa Da Silva
Meridiana Arcanjo da Silva
Pedro Fernandes Costa Gaeta

Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT
Cleronio Nóbrega Silva
Eliane Aparecida Bittencourt
Fernando dos Santos Pereira
Mikaella Lima Lopes
Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira

Coordenadoria de Defesa da Pessoa Idosa
Débora Teixeira
Eduardo Ramires Meza
Liliana de Matos Rodrigues
Thaisa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante
Zirleide Silva Barbosa

Coordenadoria de Defesa das Populações Indígenas
Helida Fátima Antonio Julio
Itamar Jorge Pereira
Ivanes Gonçalves
Kali Dias
Salah Mohamed Hassan

Núcleo de Atendimento Psicossocial e Jurídico
Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti
Jane Francisco
Margarida Nonato da Silva
Nilson Almiro Marques
Odair José de Melo