Como parte da Semana da Bicicleta de Campo Grande, que acontece de 16 e 23 de setembro, a Prefeitura Municipal lançou nesta segunda-feira (18) o Guia para Implantação de Paraciclos, elaborado pelo Grupo Técnico Cicloviário, que faz parte do Comitê de Acessibilidade e Mobilidade do Comitê de Acessibilidade e Urbana (COAMU), que compõe a estrutura organizacional da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb).

Com o objetivo de incentivar e orientar a implantação de estacionamentos de bicicletas que cumpram sua função com efetividade, comodidade e segurança, o novo Guia para Implantação de Paraciclos traz orientações quanto às dimensões, localização e instalação deste mobiliário.

O projeto mais simples e recomendado de paraciclos é o tipo “U” invertido, que permite o estacionamento de 2 bicicletas, lado a lado; devem ser implantados o mais perto possível da entrada principal do destino e estar localizados em lugar plano, iluminado, visível pelo público em geral e, sempre que possível, protegidos de sol e chuva.

“Queremos valorizar a bicicleta como meio de transporte e o ciclista precisa da segurança de ter um local apropriado para estacionar a sua”, destaca a coordenadora do GT Cicloviário, Raquel Taminato Gomes da Silva.

O documento já está disponível no site da Planurb no seguinte endereço eletrônico: https://www.campogrande.ms.gov.br/planurb/downloads/novo-guia-para-instalacao-de-paraciclo/ e também no site da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran): https://www.campogrande.ms.gov.br/agetran/guia-para-implantacao-de-paraciclos/.

Durante a Semana da Bicicleta também é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, e a Prefeitura promoverá evento alusivo à data, estimulando os servidores a não utilizarem os modos de transporte individuais motorizados.

A Semana da Bicicleta é promovida pelos seguintes órgãos e entidades governamentais e instituições da sociedade civil organizada: GT Cicloviário, composto pela Planurb, Agetran, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Coletivo Bici Nos Planos CG, Bike Anjo Campo Grande, com a colaboração da Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMU).