A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), finalizou a capacitação de mais uma turma de 15 alunos do curso de manutenção de computadores, nesta sexta-feira (1). No total, foram 10 dias de aula e hoje todos os participantes receberam o certificado.

O curso faz parte do programa TechAula, uma iniciativa social inovadora da Agetec, com foco na inclusão social. Nele, servidores voluntários da Diretoria de Atendimento e Suporte (DAS) compartilham seus conhecimentos por meio dos cursos de Informática Básica, Informática Intermediária e Montagem e Manutenção de Computadores.

“O objetivo do curso é preparar a pessoa para o mercado de trabalho da área tecnológica em relação à parte de manutenção básica de computador, que envolve instalações e configurações. Através desse curso a gente capacita, orienta e instruí o aluno. O Conteúdo envolve desde a identificação de gabinete, monitor, periféricos, sistemas operacionais, manutenção preventiva, manutenção corretiva e muito mais”, explicou o programador de sistema da Agetec e responsável pelo curso, Joel Genaro Martinez.

O Jovem Murilo Alves, de 18 anos, realizou o curso de capacitação e segundo ele, saber o básico sobre o assunto ajuda muito quem está em busca de um emprego ou até mesmo na hora de prestar um concurso. “É bom todos aprender sobre ferramentas digitais né? Hoje em dia até para fazer uma prova para concurso você precisa ter noção. Eu gostei muito de participar, agora tenho um certo conhecimento maior de computadores para desenvolver sistemas, aprender a organizar, formatar e entre outras coisas”.

Já para a monitora de alunos, Cecilia Janú, de 41 anos, o conhecimento que ela obteve durante o curso será muito útil em sua vida profissional. “Ele me ajudou muito porque eu trabalho na escola de tempo integral daqui do Paulo Coelho Machado e necessito do uso do computador. Eu já fiz o curso outras vezes, mas como eu não atuava direto com o computador, acabei esquecendo muita coisa. O curso me ajudou a relembrar e me ensinou outras coisas que eu não sabia”.

A zeladora Marinalva Aparecida, de 61 anos, ficou muito satisfeita em participar do curso e agora pretende fazer os próximos para aprender ainda mais sobre o mundo tecnológico. “Eu achei perfeito e gostei muito. Só que é assim, de primeira é difícil aprender tudo de uma vez só. Então eu quero fazer os outros para me aperfeiçoar melhor, né? Essa é uma área que eu gosto muito e me identifico”.

Ao oferecer oportunidades de aprendizado e aquisição de habilidades específicas, esses cursos capacitam indivíduos, muitas vezes desfavorecidos economicamente, a ingressar no mercado de trabalho com competências atualizadas e demandadas pelas empresas.

Essa iniciativa realizada em parceria com a Sidagro, não apenas beneficia os indivíduos, mas também impulsiona o crescimento econômico ao fornecer à sociedade uma força de trabalho mais qualificada e adaptável às demandas do mercado.

“Mais uma vez a parceria com a Agetec faz toda diferença na vida daquele que precisa estar inserido no mundo tecnológico. Hoje, sem conhecer o básico da tecnologia, fica muito difícil qualquer tipo de empreendedorismo. O nosso objetivo é promover cada vez mais esses cursos, para que mais pessoas possam adquirir conhecimento e tenham alternativas de novas ferramentas de trabalho”, disse o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.

Segue abaixo o calendário dos próximos cursos:

04/03 a 08/03 – Ferramentas de Trabalho – Incubadora Zé Pereira;

11/03 a 15/03 – Informática Básica – Incubadora Mário Covas;

18/03 a 22/03 – Ferramentas de Trabalho – Incubadora Mário Covas;

1º/04 a 05/04 – Informática Intermediária – Incubadora Zé Pereira;

15/04 a 26/04 – Manutenção de Computadores – Incubadora Zé Pereira.

O calendário pode sofrer alteração de data, para mais informações e detalhes entre o contato com a Sidagro no 4042-0497, Ramal 2418.