A manhã desta sexta-feira (17) foi de festa e aprendizado para os alunos da Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, no bairro Jardim Noroeste. O prefeito Marquinhos Trad acompanhou a equipe da Águas Guariroba, que foi até o local levar informações sobre saneamento e combate à Dengue, como parte do Programa “Saúde Nota 10”.

Ao lado da personagem Guaribinha, que apresentou uma peça de teatro chamada “Guaribinha e o Mundo Encanado”, o chefe do Executivo Municipal aproveitou o momento lúdico para motivar a garotada a serem multiplicadores das informações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zíka vírus e chikungunya.

“Tenho falado sempre por onde passo, que a mudança no comportamento dos adultos vai acontecer através das crianças. Elas cobram da gente quando identificam algum comportamento errado. Acho importante a gente reforçar a mensagem para esse público, pois a conscientização chega mais longe. Eles são capazes de mudar hábitos e costumes dos adultos. E, evitar uma epidemia e acabar com o mosquito da dengue é interesse de toda a cidade”, defende Marquinhos.

A diretora da escola, Aparecida Ivone Santo Andrea, concorda com o prefeito. “O Jardim Noroeste é um dos bairros mais problemáticos da cidade. Trazer ações como esta da Águas em parceria com a prefeitura é muito importante, principalmente no sentido de promover a inclusão dessas crianças. Quanto à mensagem passada aqui hoje, de cuidar do meio ambiente e evitar focos do mosquito que causa a dengue, dá a esses alunos uma noção melhor desse universo. Podem não ser todas, mas a maioria aqui certamente passa a mensagem para os pais”, atesta a educadora.

O “Saúde Nota 10” é um programa de educação ambiental desenvolvido pela Águas Guariroba desde 2006, com o intuito de despertar a consciência das estudantes para a importância da utilização de água e esgoto tratados para a conservação do meio ambiente, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O presidente da Águas Guariroba, Guillermo Deluca, explica que neste  período de ameaça da proliferação do mosquito Aedes aegypti, a concessionária achou importante inserir o tema neste programa.

“Essa parceria com a prefeitura é muito importante e nos permite entrar nessas escolas para ajudar e fortalecer as ações de combate à dengue. A nossa missão é tratar e coletar a água. Porém, temos o compromisso com o social para desenvolver ações complementares no intuito de eliminar possíveis focos do mosquito. Já atingimos mais de 150 mil alunos e, nesse ano, queremos levar essas atividades para mais 30 mil estudantes, dando sequência nesta missão e cumprindo nossa obrigação “, ressalta Deluca.

Vistoria

Desde os primeiros dias de trabalho à frente da administração da Capital, o prefeito Marquinhos Trad tem priorizado os serviços de tapa-buracos e faz questão de acompanhar de perto a operação. Nesta sexta-feira (17), no intervalo de uma agenda, o chefe do Executivo Municipal foi até a avenida Mato Grosso, na proximidade da rua Alagoas, onde equipes realizam o serviço, para constatar se a intervenção está acontecendo de acordo com o esperado. Em média, são tapados em Campo Grande, por dia, mais de 950 buracos. Do início do mês de janeiro até agora este número passa de 30 mil.