As escolas municipais Nicolau Fragelli, no Bairro São Francisco, e Hilda de Souza Ferreira, no Bairro Coophatrabalho, da Rede Municipal de Ensino (Reme) receberam a instalação do parque de pneus, desenvolvido por detentos, como parte do projeto “Arte com Pneus” da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A inauguração do parque da Escola Municipal Nicolau Fragelli ocorreu na tarde desta quinta-feira (19) e o da Escola Municipal Hilda de Souza Ferreira será no dia 31 de agosto. As atividades fazem parte das festividades do calendário de aniversário dos 122 anos de Campo Grande.
O prefeito Marquinhos Trad destaca a importância das crianças terem um espaço de lazer ao mesmo tempo que alia conhecimento e aprendizado. “Esses parquinhos não proporcionam somente diversão as nossas crianças, as peças de pneus também são educativas, ensinam cores, formas, trabalham a coordenação motora e até a percepção de reutilizar certos materiais para criar objetos que possam ser úteis de outras formas”.
“É um trabalho muito importante, um projeto não apenas relacionado a montar o parquinho e confeccionar os brinquedos, mas que proporciona o trabalho aos detentos envolvidos e também um ambiente escolar mais agradável e preparado. Com certeza é uma conquista para todos”, afirma a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes.
Com estas duas entregas, desde o início do projeto em 2017, chegam a 20 o total de parques instalados em escolas da Reme, beneficiando mais de 5,5 mil alunos e também o meio ambiente, reduzindo o impacto ambiental, pois com a confecção destes espaços aproximadamente 8 mil pneus tiveram um novo destino.
As peças têm diversas funções pedagógicas e atendem o desenvolvimento da coordenação motora e o aprendizado de cores. Ao todo serão entregues, para cada unidade escolar, sete tipos de brinquedos diferentes – triângulo, triciclo, quadriciclo, centopeia e circuito psicomotor.
“Tem grande importância para as crianças da Reme. Os brinquedos contribuem na socialização entre elas, trabalhando o coletivo, coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, criatividade e outras vivências. Trabalha também a ressocialização dos apenados do regime fechado e preserva o meio ambiente”, afirmou o professor e técnico responsável pelo projeto na Semed, Felipe Augusto Souza.

“O projeto visa envolver as crianças e professores, trabalhando a interdisciplinaridade, valorizando a criatividade das crianças, desenvolvendo atitudes ecológicas. Incentivar a defesa do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, recreação”, afirmou a gerente da Educação Infantil da Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (Suped), Izabel Corrêa.

“Cada parquinho demonstra o empenho dos internos em fazer algo pela sociedade e o mais importante, fazer pelas crianças”, afirmou o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

Além dos parques de pneus, duas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) – Eloy Sousa da Costa (Tijuca) e Piratininga – receberam brinquedos produzidos em madeira e crochê também por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, por meio do projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos”. As escolas receberam carrinhos, bonecos, bolas e jogos educativos, para serem utilizados nas aulas e em momentos de brincadeiras no ambiente escolar.