A sexta semana de atividades da Operação Guarda em Ação teve início nesta segunda-feira (11), contemplando mais um bairro da Região Urbana do Anhanduizinho. A base móvel da Guarda Civil Metropolitana permanecerá por uma semana instalada na Rua Ana Luísa Souza, quase esquina com a Rua Centro Oeste, no Jardim Botafogo.

Além de dar suporte ao trabalho já realizado pela Guarda Civil Metropolitana, a Base Móvel abriga equipes responsáveis pela atuação em rondas preventivas, atendimentos, serviços de apoio como Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental, orientação à população com as demandas trazidas por ela, bem como o recebimento denúncias via 153.

“Estamos atendendo pela terceira semana consecutiva essa região de Campo Grande por ser a mais populosa e extensa da Capital, com grande vulnerabilidade em segurança, por isso a dividimos nesses três pontos de atendimento: semana passada no Los Angeles e na semana antecedente, no Bairro Alves Pereira. Estamos aqui para atender uma demanda de urgência dos moradores, principalmente relacionadas ao trânsito”, apontou Anderson Gonzaga, Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social (Sesdes).

Para a presidente da Associação de Moradores do Jardim Anápolis Enir Maria dos Santos, a presença dos agentes vai inibir as altas velocidades na avenida onde tem um Centro de Educação Infantil. “Essa semana, a base fará a diferença porque mostra que o nosso bairro está sendo atendido pela segurança, mostra que há possibilidade de ter algumas mudanças, principalmente em áreas próximas as escolas, porque muitos motoristas realmente não obedecem as leis de trânsito”, explica.

“Eu acho bom, porque vai oferecer proteção para os pais que tem filhos que são estudantes. As crianças que saiam aqui sozinhas passam correndo aqui, atravessando a rua. Então vai ser bom para isso, para controlar a velocidade dos apressados”, diz Karen Roberta Prâncio, assistente de educação infantil.

“Achei interessante porque além de monitorar o nosso trânsito, a base oferece vários serviços, principalmente para mulheres que podem estar em vulnerabilidade à violência. Com certeza teremos bons resultados”, pontua a aposentada Maria Pedrosa Correia.

O projeto iniciou a sua primeira edição no dia 5 de fevereiro no Bairro Caiobá, onde permaneceu até o dia 11, contemplando a região da Lagoa. Do dia 12 até o dia 18 de fevereiro, a base contemplou a região Central e dia 19 até o dia 25 de fevereiro, contemplou a Região Urbana do Segredo. São 4 viaturas de 4 rodas e 6 motos. Equipes do ROMU e GEMOP, estarão presentes na região. O serviço é rotativo e permanece uma semana em cada bairro com rondas e patrulhamento.

A operação chegou na Região Urbana do Anhanduizinho no dia 26 de fevereiro, onde permaneceu até o dia 04 de março no Bairro Alves Pereira. De lá, seguiu para o Los Angeles, onde permaneceu até o dia 10, agora se instalando no Jardim Botafogo.

Operação Lagoa no Caiobá

Foram registrados 102 eventos, entre eles o descumprimento de medidas protetivas: 03; violação de domicílio: 01; violência doméstica: 01; perturbação da tranquilidade: 05; abordagem: 80 pessoas; descarte irregular de resíduos: 01; invasão de área pública: 01; abandono de incapaz: 01; pessoal conduzidas delegacia: 06; operação ferro-velho: 01; veículos recuperados roubo/ furto: 01; motos removidas: 12.

Região Central

Foram 78 pessoas abordadas, um ferro-velho monitorado, seis pessoas encaminhadas à delegacia, um veículo removido e 19 ordens de serviços expedidas.

Operação Segredo no Nova Lima

Ocorrências na região: 85 eventos, duas ocorrências no entorno da base móvel, quatro descumprimentos de medidas protetivas, oito perturbações da tranquilidade, quatro abordagens sob atitude suspeita, 12 rondas terminal seguir, um maior encaminhado, três remoções de veículos.