Lucimara Duarte é empresária do setor de móveis. Há 15 anos, a moradora do Bairro Los Angeles tem o seu negócio que atende uma boa clientela em um ponto localizado na Região Urbana do Anhanduizinho de Campo Grande. Na manhã desta terça-feira (5), na esquina de seu comércio, entre as ruas Cassim Contar e Engenheiro Paulo Frontin, foi instalada a Base Móvel da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que permanecerá no local por sete dias com a Operação Guarda em Ação.

“Mesmo aqui sendo considerado um bairro perigoso, em todos esses anos, nunca tive minha loja assaltada. Nosso principal problema aqui, são as altas velocidades no trânsito. Principalmente no horário das 6h da manhã, meio-dia e 4h30 da tarde, horários que as crianças saem da escola. Essa esquina fica uma loucura, porque as crianças querem passar e os carros sempre apressados. Mesmo com a devidas sinalizações, nada os intimida. Agora com a presença da Guarda, com certeza muitos vão pensar melhor antes de pesar o pé no acelerador. Serve também para bandidos que estão com más intenções, que ficarão intimidades com a presença constante da Guarda”, apontou.

A base móvel instalada no cruzamento entre duas das ruas mais movimentadas do Bairro Los Angeles, além de dar suporte ao trabalho já realizado pela Guarda Civil Metropolitana, abrigará equipes responsáveis pela atuação em rondas preventivas, atendimentos, serviços de apoio como Patrulha Maria da Penha, Trânsito e Patrulha Ambiental, orientação à população com as demandas trazidas por ela, bem como o recebimento denúncias via 153.

Marcio Wagner Vieira tem um estabelecimento de Pet Shop há 11 anos no Los Angeles. O empreendedor também ressalta que a Base da Guarda vai organizar principalmente o trânsito de seu bairro. “Vai contribuir com nossa segurança, mas principalmente com o trânsito. Hoje mesmo, os motoristas estão achando que é Blitz, então eles inclusive pararam na faixa para os pedestres atravessarem a rua, coisa que raramente ocorre”, observou.

O objetivo da ação é contemplar as sete regiões de Campo Grande com a Base Móvel composta por um ônibus todo equipado dando condições aos guardas de prestarem esse serviço à população. São quatro viaturas de quatro rodas e seis motos. Equipes do ROMU e GEMOP estarão presentes na região. O serviço é rotativo e permanece uma semana em cada bairro, com rondas e patrulhamento.

“São demandas antigas dos moradores e nesta semana que a GCM estiver por aqui, é momento para entender ainda mais as necessidades locais, para podermos pensar e buscar juntos as soluções. Não é uma forma de repressão, mas de prevenção, orientativa e educativa. Aqui a guarda oferece apoio à comunidade, inclusive a mulheres vítimas de violência doméstica, com informações e acompanhamento por meio de equipe especializada após o registro e pedido de medida protetiva”, descreve a prefeita Adriane Lopes.

O projeto iniciou a sua primeira edição no dia 5 de fevereiro no Bairro Caiobá, onde permaneceu até o dia 11, contemplando a região da Lagoa. Do dia 12 até o dia 18 de fevereiro, a base contemplou a região Central e dia 19 até o dia 25 de fevereiro, contemplou a Região Urbana do Segredo. Na semana passada, a operação chegou na Região Urbana do Anhanduizinho, onde já passou pelo Bairro Alves Pereira, onde permaneceu até essa segunda-feira (4) e, hoje, está no Los Angeles, onde permanecerá durante toda a semana.

“De todas as sete regiões de Campo Grande, esta é a mais populosa e extensa da Capital, com grande vulnerabilidade em segurança, por isso a dividimos em dois pontos de atendimento, aqui no Los Angeles e na semana passada, no Bairro Alves Pereira. Semana retrasada, estivemos na Região Segredo onde tivemos 85 ocorrências, como perturbação de sossego, da tranquilidade, questão de remoção de veículos, abordagem, descumprimento de medida protetiva e principalmente também o apoio na questão da Operação Ferro Velho. Nós fizemos uma apreensão de 200 quilos de fio de cobre naquela região”, apresentou Anderson Gonzaga, Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social (Sesdes).

Larissa de Jesus Azevedo, também moradora e empreendedora no bairro há 10 anos, também comemorou a instalação da Base na região. “É muito bom esse movimento da Guarda aqui no bairro. Crianças são frutos do meio em que elas vivem, então se elas têm a convivência com trabalhadores da segurança por meio de seus agentes inseridos no convívio delas. Já para nós comerciantes e residentes, é muito bom porque nos traz a sensação de segurança, afugenta a criminalidade e promove o bem comum”, concluiu.