Foi ao som de antigas marchinhas carnavalescas que os idosos do Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza” comemoraram, após dez anos, a volta do tradicional baile de carnaval da unidade, famosa por também reunir nas festividades, familiares e amigos dos frequentadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e da Secretaria de Governo (Segov), o baile contou com a animação da banda DUU Carnaval, que ainda levou bailarinos para animar a festa. E nos intervalos nada de descanso, já que um repertório de vanerão não deixou ninguém sentado.

Em blocos ou curtindo a festa sozinhos, os idosos esbanjaram criatividade e capricharam nas fantasias e adereços. O CCI começou o ano com 430 idosos inscritos no SCFV.

Para o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, os eventos festivos do CCI levam descontração para os idosos, por isso a prefeitura já está finalizando os detalhes para o retorno dos bailes que ocorrem toda sexta-feira na unidade, atraindo, inclusive, grupos da terceira idade do interior do Estado.

“Tudo será feito conforme vocês merecem, por isso estamos preparando tudo com muito carinho e em breve os bailes estarão de volta”, disse.

Socialização

A coordenadora do CCI, Lúcia Alencar conta que a equipe passou a semana elaborando a decoração e estava tão ansiosa quanto os idosos. “O baile contribui para aumentar a autoestima e ajuda na integração social. Também é importante porque inserimos a data do Carnaval nas comemorações da unidade por ser uma festa popular e cultural”, pontuou.

Apesar de a socialização ser um dos pilares do SCFV, os foliões da terceira idade queriam mesmo era diversão e recordar os carnavais da juventude. Foi o caso da aposentada Maria Basílio da Costa, que há mais de 15 anos é frequentadora assídua do CCI e não perde uma aula de hidroginástica. Ela conta que o carnaval está na veia de sua família, tanto que sua mãe foi rainha da folia do CCI “Vovó Ziza”.

“Adorei a volta do baile, queremos mais porque isso aqui é nossa alegria. Quero seguir os passos da minha mãe e ser rainha também”, disse.

Também lembrando o passado, o aposentado Getúlio Carvalho não perde um dia de atividades do CCI e diz ser craque em sinuca e truco. Sobre os bailes ele conta que na juventude gostava da folia nos blocos de rua. “Hoje gosto dos bailes. Sou muito extrovertido e sempre gostei de brincar fantasiado”, enfatizou.

Nesta sexta-feira (17) também teve folia no CCI Piratininga, que reuniu 60 idosos para um tradicional baile. Já no Centro de Convivência Tijuca a equipe organizou um carnaval em ritmo de flashback para as crianças, que brincaram ao som de músicas dos anos 80 e participaram de gincanas.

A programação de carnaval nas unidades da SAS continuam até o final do mês. No próximo dia 24 será a vez do grupo da terceira idade do CCI “Jacques da Luz”, nas Moreninhas, realizar o tradicional baile de carnaval que deve reunir mais de 100 idosos.