A Secretaria Municipal de Educação (Semed), proporcionou durante esta última semana, de 18 a 22 de março, para 560 profissionais atuantes na função de supervisores escolares, orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos nas unidades escolares da Reme, uma trilha formativa.

De acordo com a chefe da Divisão do Ensino Fundamental e Médio da Semed, Ana Ribas, a trilha formativa é destinada aos profissionais da equipe técnico pedagógica. “Eles vivenciam a trilha formativa, as concepções, as metodologias, e eles vão multiplicar essa formação com os seus professores no dia 5 de abril. Então, nós formamos os profissionais da equipe técnico pedagógica, eles tiveram subsídio teórico metodológico para a aplicação dessa formação no dia 5 de abril”.

Todos os profissionais da equipe técnica e pedagógica das escolas da Rede que atuam da educação infantil ao Ensino Médio estiveram presentes.

Segundo a chefe da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico, Maria José do Amaral, a trilha formativa ajuda na melhoria do processo de ensino aprendizagem. “É a primeira trilha formativa do ano, sendo que em 2024 são previstas quatro, que são replicadas nas unidades escolares”.

Creusa Rodrigues Matias é supervisora escolar na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad. Ela diz que o encontro contribui no dia a dia na escola. “Com a trilha já tem um caminho, um roteiro daquilo que vai trabalhar. Quando for aplicar esse pedagógico aos professores, já está tudo certinho. Desde que começou ano passado, a gente tem muitos bons resultados”.

A coordenadora da Escola Municipal Gonçalina Faustina de Oliveira, Jéssica Couto Bernal, afirma que a trilha formativa é de suma importância. “Nós que trabalhamos diretamente na formação do aluno é importante que a gente também se capacite para que possamos capacitar os nossos professores e assim, eles possam então desenvolver um trabalho de qualidade”.