A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza formação continuada para 520 assistentes de educação infantil do grupo 2 das 106 EMEIs (Escolas de Educação Infantil) nesta quarta-feira (8), nos períodos matutino e vespertino, no Libera Limes.

A formação continuada apresenta o documento “Orientações para o Trabalho Educativo aos Assistentes da Educação Infantil”, para nortear o trabalho destes profissionais que atuam nas instituições da REME (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande).

Assim, serão dois encontros ao longo do ano, direcionados para os assistentes que atuam nos grupos 2, com temáticas específicas e pontuais que correspondem à atuação afetuosa com as crianças que frequentam esse grupo.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, afirmou que o trabalho das assistentes é fundamental para a Reme. “O trabalho de vocês é essencial na escola. E pensando nisso, desde o ano passado fazemos formações dessa maneira, divididas por grupo para que cada um saiba sobre os direitos dos alunos, sobre atuação afetuosa”.

De acordo com a chefe da Educação Infantil da Semed, Leusa Melo, a formação é fundamental, porque são assistentes que atuam diretamente no trabalho com as crianças. “Elas precisam compreender a especificidade do trabalho da criança bem pequena, por isso que a gente organizou essas formações. Nós dividimos por grupos 1 e 2 pelo volume e número de pessoas, então hoje a gente tem uma média aproximada de 520 profissionais”.

Edith Aparecida dos Santos Carvalho trabalha há 8 anos como assistente na EMEI Therezinha Mandetta Trad reforça que a formação é fundamental para atualização do conhecimento. “A formação é muito importante para nossa aprendizagem, eu fiquei muito feliz quando soube que ia participar dessa formação porque está me adicionando muitas coisas. A gente nunca sabe tudo e a gente tenta dar o melhor da gente”.

“A gente consegue levar para o dia a dia o que é ensinado na formação, tem sido legal aprender sobre os direitos que às vezes você não sabe, tem sido ótimo”, conclui Claudionei Magalhães, assistente na EMEI Constância de Almeida Corrêa Serra, há cinco anos.

#pratodosverem A imagem que ilustra a matéria mostra assistentes de educação infantil sentados nas carteiras durante a formação continuada sobre Trabalho Educativo.