Com o objetivo de valorizar o servidor municipal, a Prefeitura de Campo Grande realizou a 2ª edição do Imersão Tecnológica, com foco na automação de processos utilizados pela gestão. O curso foi realizado ontem (12), no auditório do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG) e recebeu mais de 90 servidores.

Nesta edição do Imersão, os participantes conheceram um breve histórico da transformação digital no serviço público, passando pelos conceitos fundamentais dos sistemas transacionais, digitalização e gestão eletrônica de documentos até a automação de processos.

Para o diretor de projetos da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação, Luis Cezar Ribeiro, a transformação digital é muito complexa. “Temos que entender com propriedade como faremos a transição para o digital priorizando a segurança e sustentabilidade de tempo e de pessoas”, explicou.

A digitalização e gestão eletrônica de documentos é a solução completa de converter um documento físico em um arquivo de computador, com controle, rastreio, autenticidade e indexação adequada ao Conselho Nacional de Arquivística (CONARQ).

Já a automação de processos é a solução mais ampla, que agrega tanto sistemas transacionais quanto gestão eletrônica de documentos permitindo a idealização e execução de tarefas automáticas (pré-definidas) aumentando a produtividade e qualidade dos serviços para a população.

“O resultado disto é a mudança na forma de trabalhar no poder público, gerando processos mais rápidos, que antes dependiam de etapas manuais e de transporte físico, por exemplo”, explicou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando.

Tech Aulas –  Inclusão Digital para a população

O Curso de Informática Básica do Tech Aula – que é um projeto de capacitação tecnológica desenvolvido pela Agetec, começou nessa segunda (12) e faz parte do calendário em comemoração ao aniversário da cidade.

O curso, que vai até dia 16 de setembro, acontece nos períodos matutinos e vespertinos, totalizando 20 horas-aula. No total, já foram abertas 16 turmas do Tech Aula desde o seu início em 2019, capacitando até então aproximadamente 500 pessoas.

Os alunos têm aulas de orientações referentes a hardware, software, pacote office, Windows 10, navegadores internet e diversos tópicos que são requisitos de conhecimento fundamentais para várias vagas disponíveis no mercado de trabalho de Campo Grande.

Esta edição do projeto acontece em parceria com a Sidagro, que faz a gestão das Incubadoras Municipais Zé Pereira, Santa Emília, Estrela Dalva e Mário Covas. As turmas serão divididas nos quatro polos, totalizando 120 vagas. A primeira edição foi realizada nos dias 8 e 12 de agosto.