A II Conferência Municipal de Esporte e Lazer: Diálogo e Planejamento para o Futuro, foi aberta nesta sexta-feira (22) na Câmara Municipal de Campo Grande, para todos os profissionais na área da educação física e segmentos esportivos da Capital. O evento tem o objetivo de discutir as ações implementadas no período de 2021 a 2024 e propor novos direcionamentos para o Plano Municipal de Esporte e Lazer (PLAMEL) no ciclo de 2025 a 2028. A ação conta com mais de 300 pessoas inscritas que irão participar de palestras e debater sobre esporte e lazer. A solenidade contou com presença autoridades, presidentes de conselhos, profissionais de educação física e outras instituições.

Promovida pelo Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL) em parceria com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp), a II COMEL, segue neste sábado (23) sendo um espaço de avaliação crítica e de construção coletiva.

Na abertura da Conferência, o diretor-presidente da Fundação Maicon Mommad, ressaltou a importância da ação. “Estamos realizando um evento importantíssimo para a área do esporte e lazer, é onde há discussão sobre tudo que será norteado para a mudança e evolução do esporte e lazer. A presença de profissionais da área e representantes do segmento fundamenta ainda mais a evolução das políticas sociais desse segmento dentro da sociedade”.

Yvylyn de Lima, agente social e coordenadora setorial no Parque Ayrton Senna, fala sobre a relevância da Conferência. “A gente fica por dentro de quais são os nossos direitos e deveres, o que a gente precisa para melhorar o esporte de lazer, e o que podemos fazer para população ter acesso a isso. Quanto mais a gente discute, mais aprende e melhora. Não temos que pensar a curto prazo, mas vamos pensar a longo prazo. ”

Jessica Cheverria, agente social e coordenadora setorial na região das Moreninhas, comentou sobre sua participação e o que vislumbra sobre a temática e o resultado futuro. “A conferência de esporte e lazer traz temas norteadores dentro da nossa profissão, principalmente temas importantes que nós temos que discutir dentro do esporte e lazer para a melhoria à população. Então é muito importante que sejam discutidas para que essas melhorias aconteçam, junto com a expansão do esporte lazer no estado de Mato Grosso do Sul ”.

Foi realizado no primeiro dia, palestras com a participação de convidados especiais, representantes de universidades parceiras e membros do CMEL. O intuito é proporcionar uma visão abrangente das políticas públicas em vigor e colher insights para o futuro. O segundo dia será dedicado às discussões sobre os temas norteadores do PLAMEL, distribuídas em Grupos de Trabalho Temático (GTT’s). Nessas sessões, serão elaboradas proposições para aprimorar o Plano, levando em consideração as necessidades e expectativas da comunidade esportiva local.

A plenária final encerrará o evento, apresentando as discussões das temáticas propostas e os encaminhamentos para garantir a continuidade eficiente da execução do PLAMEL. As inscrições  poderão ser realizadas pessoalmente no evento.

Data: 23.04.2024
Local: Centro Universitário Unigran Capital