Nesta quinta-feira, 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados, milhares de pessoas aproveitam o feriado para visitar os cemitérios onde estão enterrados os seus entes queridos. Nos três cemitérios públicos de Campo Grande (Santo Amaro, Santo Antônio e São Sebastião- conhecido como Cruzeiro) o movimento foi intenso desde o início da manhã, às 6 horas, quando foram abertos os portões.

A técnica de enfermagem Daiane Silva disse que aproveitou o dia de hoje que é feriado para visitar o túmulo do pai que faleceu há dois anos. A profissional da saúde elogiou o cuidado da prefeitura com os cemitérios, que segundo ela encontrou tudo organizado. “É um dia de prestar homenagem, perdi meu pai durante a pandemia. E um lugar que teve cuidados especiais para nos acolher como nesta data, transmite uma sensação de paz e bem-estar”.

A dona de casa Jucileida Souza, 70 anos, acompanhada do marido Jerf Pael, visitou o Cemitério Santo Amaro para prestar homenagens ao sogro e agradecer pela presença deles em vida, pela alegria e cumplicidade pelos anos de convivência. “É dia de procurar não se entristecer e agradecer ao ‘Pai’ pela oportunidade de tê-los em nossa companhia em vida. Ficamos acolhidos em saber que agora, eles estão ao lado do nosso Criador. O local está bem organizado e limpo. Isso para as famílias é muito importante”, apontou.

A Prefeitura de Campo Grande organizou desde o dia 20 de outubro, uma força-tarefa para que esses locais estivessem limpos e organizados para receber esse público. A estimativa é de que pelo menos 30 mil pessoas passem pelos três cemitérios até o final desta tarde. Os cemitérios estarão abertos até às 17 horas.

Durante o mutirão nos cemitérios, além da limpeza e manutenção, a Prefeitura revitalizou as capelas, espaço destinado à realização de velórios. No Santo Amaro são duas capelas, que nessa reforma estão à disposição da população. A capela do cemitério do Cruzeiro (São Sebastião) também passou por reforma e agora está com um novo ambiente.

No cemitério de Santo Antônio, como não são realizados mais velórios, a capela está sendo usada há alguns anos pela Legião de Nossa Senhora, que realiza todas as segundas-feiras uma missa, que reúne em média 60 fieis. A reforma da capela, realizada após anos desde a última intervenção, atende inclusive a um pedido dos fieis. Além da pintura e iluminação nova, foram retiradas as placas de vidro que constantemente eram depredados por vândalos. Agora, a parede é de alvenaria. Também para atender a pedido dos frequentadores da capela, a Prefeitura construiu dentro da capela um novo espaço onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora.

“Até então, nossa Capela nos últimos anos estava em um estado ruim, sem reforma. Nós buscamos a administração municipal e reforçamos o pedido, e agora ela está mais linda do que nunca. Nem sempre tivemos esse espaço para sermos ouvidos. A Prefeitura está de parabéns e nós aqui da comunidade reconhecemos esse trabalho aqui na capela. A principal mudança, para mim, foi a clareza, em todos os sentidos. E toda essa claridade reflete em nossa espiritualidade”, disse a professora e administradora Isabel Cristina Costa. Há pelo menos 10 anos, ela participa das missas que acontece todas as segundas-feiras, a partir das 08h30 da manhã no local.

A arquiteta e advogada Teresinha Rigon apontou que além da claridade, a capela ganhou ventilação e a revitalização do piso. “Ficou muito mais acolhedora, um local que agora desperta o acolhimento de novos membros. Nunca nossa comunidade tinha ganhado tanta atenção do poder público. Ficou incrível!”, comemora.

Pároco da Paróquia São Francisco há 8 anos, Frei João Francisco ficou realizado com a reforma da capela. “Para nós é um ato de graça, pois todos os lugares onde se pratica a fé são especiais. Foi restaurado e pintado todo o teto, a iluminação, as janelas, ganhando esse ar de aconchego e acolhimento. Damos graças”, disse.