A 84ª edição da Expogrande começa nesta quinta-feira, 4 de abril. Mais uma vez, a Prefeitura de Campo Grande estará em uma das maiores feiras agropecuárias do país com um estande completo voltado para fortalecer parcerias e impulsionar negócios ao conectar empresários locais e estrangeiros.

Assim como ocorreu no último ano da festa, a expectativa é que os países vizinhos visitem o espaço e estabeleçam novas conexões com empresários sul-mato-grossenses através da Rota Bioceânica – a megaestrada que vai unir o Brasil aos portos de Antofagasta e Iquique no Chile, reduzindo a distância para exportações e importações com os países da Ásia.

Uma delegação chilena, composta por empresários e autoridades políticas, já se encontra em Campo Grande. Outro grupo vindo do Paraguai está a caminho da feira. “Uma das iniciativas da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio é estabelecer essas conexões e criar pontes reais para que tanto o empresariado local possa vender seus produtos, quanto os estrangeiros possam trazer para cá”, explica o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.

Os produtos do agronegócio são os que mais contribuem para a balança comercial. Em 2023, as principais exportações sul-mato-grossenses foram soja, celulose, milho, açúcar, farelo de soja, carne bovina e minério de ferro. O saldo da balança comercial acumulou um superávit de US$ 7,5 bilhões, valor 54,3% superior ao verificado em 2022.

A venda e compra com outros países, inclusive, serão um dos temas das mais de 20 palestras que acontecerão a partir do segundo dia da feira e irão até o 11º dia. Qualquer pessoa poderá participar, basta comparecer no estande da PrefCG até às 18 horas, horário marcado para o início da primeira palestra do dia.

Na sexta-feira (5), data marcada para iniciar a programação, Victor de Souza Almeida, que é agrônomo e doutor em produção vegetal, abordará um tema em ascensão em Campo Grande: a fruticultura. Ele falará sobre as oportunidades de cultivo de frutas no MS, principalmente na citricultura. Apresentará números e como começar um empreendimento. Também haverá o testemunho de um produtor que já atua na área.

Após ele, será a vez do responsável pelo marketing da Casa Colonial, Willyan Francescon, discutir sobre o marketing de crescimento dos restaurantes da família e qual a metodologia e a mentalidade que aplicam para expandir os negócios. Atualmente, ele administra a Casa Colonial, Villa Raiano, Bella Vecchia, Terroir Vino & Cucina, Enoteca Decanter MS, Família Francescon, vinhos, entre outros empreendimentos, como a South América School of Business (SASB) e 5barra2 mkt.

Para encerrar a noite, o zootecnista Caio Rossato, fundador e diretor da PEC-BR, ministrará uma palestra sobre a qualidade da carne e o aspecto regional, suas potencialidades e como o mercado de carne vem trabalhando para agregar valor nos cortes e fazer uma venda que seja rentável, tanto para o cliente quanto para o frigorífico. “Venha aprender como otimizar resultados na qualidade da carne, nos açougues, nos potenciais mercados que atendem ao consumidor final. Como o varejo e os frigoríficos podem melhorar os resultados agregando valor nos cortes”, convida Rossato.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, reforça o convite. “Teremos diversas pessoas que fazem a diferença em Campo Grande, que produzem e geram empregos na Capital, contando suas histórias de sucesso, inspirando todos os que almejam investir aqui e que desejam ingressar definitivamente no mundo dos negócios. São narrativas que trarão verdadeiros insights sobre os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelos empresários para alcançar o tão sonhado sucesso”, diz.

O espaço, instalado na 84ª Expogrande, estará aberto a partir de hoje (4), proporcionando aos visitantes um ambiente para ampliação da rede de contatos, troca de experiências, além de servir como vitrine para as últimas tendências e inovações do mercado.

#pratodosverem   Na matéria há uma foto da fachada do estande da Prefeitura de Campo Grande, durante a edição de número 83 da Expogrande, realizada em 2023.