Na manhã desta segunda-feira (06), o drive-thru da UCDB comemorou a marca de 100 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O local está em funcionamento desde junho desde ano e é referência para o atendimento da população da região Norte da cidade.

“A parceria com a universidade, assim como com todas as outras instituições e órgãos que estão envolvidos no enfrentamento da Covid-19 e na vacinação, foi fundamental para que a gente conseguisse avançar e se tornar referência nacional em cobertura vacinal, o que refletiu na queda acentuada da transmissão do vírus, de internações e de mortes em decorrência da doença”, destacou o prefeito Marquinhos Trad, que aproveitou para tomar a sua dose de reforço.

O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, destacou o trabalho desenvolvido e agradeceu a participação e empenho de todos os envolvidos.

E todo esse sucesso só foi possível porque temos centenas de pessoas dedicadas em salvar vidas. Nossos alunos, professores e colaboradores administrativos que têm se doado inteiramente para vacinar a população e nos ajudar a vencer essa pandemia, que tantas vidas ceifou. Além disso, também temos que agradecer o trabalho dos servidores da saúde que nos deram todo o suporte necessário”, complementa.

O  secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca o comprometimento e parceria da instituição que abraçou o desafio de auxiliar na vacinação da população campo-grandense.

“Iniciamos este trabalho (vacinação) lá em janeiro e felizmente a gente pode contar com parcerias fundamentais para que a gente pudesse levar essa vacina à população. Hoje podemos comemorar  esta marca tal importante de mais de 100 mil vidas salvas”, disse.

Durante o ato, foi feita a entrega de botons a servidores, acadêmicos e voluntários que contribuíram ao longo deste cinco meses de funcionamento do drive-thru UCDB. Ao final, foi realizada a soltura de 100 balões que alusão as 100 mil doses aplicadas.

Balões foram soltos em alusão as 100 mil doses aplicadas. (Foto: Michel Faustino)

Estrutura

Através da parceria com a  Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o drive UCDB foi inaugurado no dia 24 de junho. Foi feita toda uma infraestrutura para transformar as quadras cobertas em um local para receber os veículos com segurança e para que as equipes pudessem trabalhar com conforto e agilidade, assim como foi viabilizada uma via exclusiva de acesso ao local, sem atrapalhar o fluxo de pessoas que, diariamente, circulam pelo campus da Avenida Tamandaré.

O drive UCDB conta com 15 boxes para atendimento e uma sala de vacinação para contemplar os moradores da região que não possuem veículos.  O local tem capacidade para vacinar até 2 mil pessoas por dia.

Imunização

Conforme dados parciais do “Vacinômetro” desta segunda-feira, 662.480 pessoas foram vacinadas com a primera dose, o equivalente a 73,11% de toda a população campo-grandense. Destas, 620.371 tomara as duas doses ou dose única, o que representa uma cobertura vacinal de 68.17%. Até o momento, 167.306 pessoas foram vacinas com a dose de reforço (terceira dose) na Capital. Ao todo, aproximadamente 1,4 milhão de doses foram aplicadas,desde o dia 19 de janeiro, início da vacinação emergencial contra a Covid-19.