Verduras fresquinhas colhidas diretamente da horta. É assim que o Instituto Misericordes tem garantido que a alimentação das cerca de 60 crianças que participam do projeto educacional seja variada e com gostinho de quero mais. Através da parceria da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, foi desenvolvida uma horta na instituição, que garante as folhagens do almoço das crianças, e em época de boa colheita, também alimenta as famílias dos estudantes.

“Hoje temos 6 canteiros com mais de 15 metros cada. Plantamos almeirão, cebolinha, coentro, alface, couve e rúcula. Tem época que tem mais de uma folha, tem época que tem mais de outra. Quando colhemos bem fazemos kits com as folhagens para as famílias, quando a horta está com a produção menor fica só para o almoço das crianças”, explica Adeliuza Silva de Araújo, que é responsável pela horta do Instituto Misericordes junto com a filha Jhennifer Araújo Campos.

O Instituto Misericordes é uma Organização Religiosa, sem fins lucrativos, de caráter beneficente. Eles atendem diariamente cerca de 60 famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade social dos bairros Dom Antônio Barbosa, Parque do Sol, Jardim Teruel, Jardim Colorado e Parque do Lajeado. As crianças são atendidas no contraturno escolar, no período da manhã, com atividades recreativas e educacionais.

A horta é um dos projetos desenvolvidos no instituto. “Começamos a fazer atividades aqui há cerca de dez anos, atendendo as crianças das famílias do antigo Lixão. Desenvolvemos atividades de segunda a sexta – das 7h às 11h. Uma dessas atividades são as oficinas educativas na horta, que além de ensinar sobre meio ambiente garante uma alimentação saudável para eles”, diz o padre redentorista Agenor Martins da Silva.

Somente este ano, a Sidagro entregou 231 bandejas de mudas de variadas de hortaliças para cerca de 40 unidades, totalizando 46.200 mudas. No período de janeiro a junho de 2023 houve um crescimento total de 83,33% na quantidade de produtos distribuídos pela Superintendência de Fomento ao Agronegócio, através da Gerência de Fomento à Assistência Técnica e Extensão Rural e a Organização da Produção Primária.

“Um dos nossos objetivos com essa iniciativa é ampliar a segurança alimentar e estimular hábitos saudáveis de alimentação, além de melhorar as oportunidades de ocupação econômica, geração de renda e apoiar a produção agrícola urbana”, conclui o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.
Para conhecer mais sobre o Instituto Misericordes acesse https://www.institutomisericordes.org.br/ ou no Instagram pelo @instituto_Misericordes