Realizado no último sábado (13), o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a Gripe imunizou, em Campo Grande, mais de 1,5 mil pessoas.

Conforme balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau),  ao todo, 1.524 pessoas foram vacinadas. O município abriu 17 pontos de vacinação, incluindo unidades de saúde, dois shoppings e itinerante na Aldeia Urbana Marçal de Souza, região do Bairro Tiradentes.

O cacique Josias Jordão agradeceu o empenho da gestão em levar a vacinação mais próxima da comunidade, facilitando assim o acesso e contribuindo para aumentar a cobertura, considerando que os indígenas aldeados e não aldeados fazem parte do público prioritário. “É a oportunidade que a gente tem de vacinarmos. Trazer a vacina para a comunidade ajuda muito, porque tem bastante gente com dificuldade de se deslocar até o posto mais próximo, além daqueles que trabalham durante a semana”, diz. Somente na Aldeia Marçal de Souza foram aplicadas mais de 200 doses de vacina contra a gripe.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, destacou o saldo positivo em relação à procura pela vacina no Dia D, mas reforçou a importância daqueles que ainda não se vacinaram buscarem uma unidade de saúde, considerando o baixo índice de vacinação. Até o momento, apenas 10% de todo o público-alvo, estimado em aproximadamente 360 mil pessoas, foi vacinado.

A vacina segue disponível em todas as unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.

Quem deve se vacinar ?

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Pessoas de 60 e mais
Gestantes
Puérperas
Indígenas vivendo fora de terra indígena
Indígenas vivendo em terra indígena
Trabalhadores de saúde
Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos)
Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
População privada de liberdade (18 anos e mais)
Funcionário do sistema de privação de liberdade
Comorbidades
Professores
Pessoas em situação de rua
Forças de segurança e salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários

#pratodosverem

Na foto, uma pessoa sendo vacinada por um agente de saúde.