A 6ª noite de palestras do Estande da Prefeitura de Campo Grande, que aconteceu nesta terça-feira (9), na Expogrande 2024, encantou a todos com histórias de crescimento e desenvolvimento na Capital das Oportunidades.

A primeira palestra foi com os gerentes regionais do Sicredi Campo Grande, Ivanilton Theodorico e Munir Hammoud. Eles trouxeram dados surpreendentes que mostram a força do cooperativismo. A cooperativa financeira tem mais de 105 unidades espalhadas pelo país, o que engloba um universo de 7,5 milhões de associados. Somente, ­­em Campo Grande são 19 delas.

Na sequência, a empresária Bruna Rios, da Sésamo Gelato, contou que a gelateria artesanal começou há 11 anos com uma única loja na Rua Antônio Maria Coelho. De lá para cá, a resposta do público levou a empresa para outros rincões. Chegaram a ter uma loja em Belo Horizonte e em Niterói. Mas decidiram focar em Campo Grande e hoje a Sésamo tem 5 lojas aqui e um em Cuiabá.

O desejo de se tornar franquia está no projeto da empresária Bruna, que conta que a demanda vem dos próprios clientes. “Ainda não temos um modelo formatado para nos tornarmos franquia, mas estamos organizando e quem sabe em breve teremos isso fechado. Muitos clientes nos pedem e vemos a necessidade”, avisou.

Acompanhando a palestra, o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Comércio Exterior, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), José Eduardo Corrêa dos Santos, aproveitou para falar da lei de incentivos fiscais aprovada no fim do ano passado em Campo Grande, que reduziu a alíquota do ISS para empresas franqueadoras, de 5% para 2%.

Hoje, Campo Grande é responsável por quase metade do faturamento do setor de franchising em Mato Grosso do Sul. Enquanto o estado acumulou R$ 3,10 milhões de faturamento no ano de 2023, a Capital das Oportunidades agregou R$ 1,44 bilhão – ou seja, quase a metade de tudo que foi gerado.

Se falar dos números de franqueadas, Campo Grande acumula 1.258 operações do total das 2.740 unidades do Estado. Só de emprego direto são 10.861 pessoas trabalhando no setor. Mas muito mais do que trazer empresas para cá, a Capital trabalha para que empresas de aqui se tornem franqueadoras e levem o nome de Campo Grande para todo o país.

O diretor da empresa Ponzan Alimentos, Alexandre Cotrim, contou um pouco da história da indústria que surgiu há 24 anos, em Estrela do Oeste, no interior de São Paulo. Mas foi aqui que decidiram instalar um plantel e crescer os negócios. “Os empresários precisam que facilitem o desenvolvimento e nós encontramos isso nesta administração. Pessoas com brilhos nos olhos e que tem a sensibilidade de não criar dificuldades. Obrigada a vocês, à Prefeitura Municipal de Campo Grande, por melhorar a vida do empresário e do empreendedor. A coisa vem fluindo, e com tantas inovações surgiu até necessidade de colocar uma linha nova na prateleira, a karui (alimentos japoneses). As oportunidades são diversas e obrigado por podermos fazer parte da história de Campo Grade”, afirmou.

A noite fechou com a palestra do empreendedor e especialista em gestão & marketing, Dijan de Barros, que deu insights valiosos e expôs sua visão abrangente do panorama atual dos negócios, equipando os participantes com o conhecimento e as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que o futuro reserva.

Participe das palestras no Estande da PrefCG, que está montado na Expogrande 2024. A feira realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) está em sua 84ª edição e é referência no agronegócio e entretenimento reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

#pratodosverem
Foto1 mostra a palestrante olhando para a imagem projetada para a plateia que está logo ao lado, ouvindo sua explanação sobre a indústria de gelatos.
Foto2 são representantes do Banco Sicredi em palestra.
Foto3 foto de Bruna Rios olhando para a plateia e sorrindo.
Foto4 foto de Alexandre Contrim em palestra.
Foto5  imagem de Dijan Barros em palestra.