Com a temática voltada para a violência contra a mulher, professores da Rede Municipal de Educação (Reme) participaram nesta quinta-feira (5), no Novotel, de formação que integra o projeto ‘Mulheres Inspiradoras’. A própria criadora do projeto, premiado internacionalmente, professora Gina Vieira, foi a palestrante desta segunda etapa de apresentação do projeto na Reme.

Criado em 2014, pela professora que reside em Brasília, o projeto consiste na leitura de obras de mulheres que se destacam na sociedade e inspiram mudanças no sentido de valorizar a mulher.

_DSC4671Os profissionais da Reme conheceram o projeto em maio deste ano. Na ocasião, o prefeito Marquinhos Trad participou da solenidade, que contou com palestra da juíza Jacqueline Machado, titular da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. O projeto teve adesão de 30 escolas da Rede.

Na Semed, a Superintendência de Gestão e Normas é a responsável por acompanhar o desenvolvimento do Mulheres Inspiradoras na Reme.

Com mais de 12 prêmios no Brasil e no exterior, o Mulheres Inspiradoras é aplicado em escolas da Rede Municipal e também contempla escolas da rede estadual e particular. O projeto é desenvolvido através de parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenadoria da Mulher.

A professora Gina Vieira contou o que espera como resultado da aplicação desse projeto dentro da área escolar.

“Nosso desejo é despertar nos professores essa necessidade de trabalhar as questões de gênero na sala de aula, sobretudo em relação à violência contra a mulher e o combate ao machismo”, disse.

Gina afirmou que tem observado que os tipos de violência sofridos pelas meninas impactam em toda a sociedade. Segundo ela, quando uma aluna sofre abuso sexual ou está em um contexto de violência doméstica, os desdobramentos são negativos para todos, inclusive no processo de aprendizagem.

A Superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel Oliveira Gomes, ressaltou que estas ações podem contribuir para valorização da mulher e também na melhora da aprendizagem dos alunos.

“O projeto proporciona aos estudantes discussão e reflexão sobre as temáticas relacionadas à valorização da mulher, combate a violência e à garantia dos direitos. Com essas ações podemos mudar muita coisa e melhorar a aprendizagem dos alunos”, destacou Alelis.

A técnica Rosyane Nogueira Ibrahin comentou sobre a importância de refletir sobre as questões relacionadas à violência contra a mulher.

“A palestra mostrou o valor e a importância que nós temos enquanto pessoas e também a necessidade de pararmos e refletirmos para fazer uma ressignificação sobre o nosso papel na sociedade”, disse.

A juíza Jacqueline Machado, que também participou da palestra, destacou os demais projetos relacionados ao tema e que são aplicados na rede pública de Educação.

“A Coordenadoria da Mulher criou o Empenhadas pela Educação e também o projeto Maria faz a diferença na Escola, que leva para os professores,  informações sobre a Lei Maria da Penha”, explicou.