Revitalizada com a conclusão da obra na Avenida Filinto Muller, a área em frente ao Lago do Amor voltou a ser ocupada pelas famílias e amigos no primeiro fim de semana pós-obras. As árvores podadas, calçadas e sistema de iluminação pública refeitas, deram um novo clima ao local, que é um dos pontos turísticos de Campo Grande.

Para o casal Vitória e Odair, o domingo (01) foi de dupla comemoração: uma pela liberação do espaço para o uso da população e outra pelo o aniversário de um ano do filho deles. “Estamos aqui comemorando o aniversário de um ano do Abraão aqui no Lago do Amor que ficou maravilhoso, perfeito, ótimo para as crianças brincarem” comenta Vitória. “Ficou sensacional”, completa Odair.

Rosane Marieli e a família também aproveitaram o domingo para levar as filhas para se divertirem no Lago do Amor. “A obra ficou excelente, um excelente trabalho da Prefeitura. Moro a sete quadras daqui e acho que ficou com um clima de lazer super bom, além da patrulha da guarda que agora, com a ronda, nos dá um ar muita segurança. Ficou linda o resultado da obra”, afirma Rosane.

A obra de reconstrução do trecho da Avenida Filinto Muller, afetado durante temporal no dia 4 de janeiro deste ano, foi concluída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) no último dia 26 de setembro.

Para evitar o transbordamento do Lago do Amor e novos desmoronamentos em períodos de chuvas fortes, foi feita barragem com mais de 7 mil metros cúbicos de aterro. A estrutura de contenção que caiu com a enxurrada era feita de trilhos e paredes de concreto, com altura de cinco metros. Além de colocar aterro nos 170 metros na margem da avenida no sentido centro/bairro, foi plantada grama para evitar que a chuva arraste a terra que protege a barreira de contenção.

Outra obra importante executada pela Sisep é o vertedouro, que tem a função de controlar a vazão da água do Lago do Amor. O vertedouro que já existe, controla naturalmente o volume de água que desce para o córrego. A nova estrutura construída terá o controle manual da comporta, ou seja, quando o nível da água do Lago subir no período de chuva, será liberada quantidade maior de água.

As duas pistas da avenida foram recapeadas entre as rotatórias das Avenidas Georges Chaia e Gabriel Spipe Calarge. A Avenida Filinto Muller, nesse trecho, ganhou sinalização nova, assim como a ciclovia.