Foram oferecidas três oficinas na área gastronômica para a população de Anhandui. Durante o curso, os alunos aprenderam sobre pizza, ovos de Páscoa e produção de pães e salgados. As de pizza e ovos de Páscoa foram ministradas pela servidora Jane Clara Arguello. “Preparamos uma oficina com muito carinho, totalmente mão na massa, para que as mulheres possam explorar seus talentos culinários e descubram novas perspectivas para ganhar dinheiro”, diz.

Outro curso que foi muito procurado para se tornar uma renda extra foi o de produção de pães e salgados, realizado em parceria com o Sindicato Rural e o Senar/MS. A aluna Vera Rute de Melo Silva conta ter procurado a capacitação para aprimorar suas receitas e iniciar a comercialização dos produtos. “Estou contente com o curso, pois descobri técnicas fáceis e acessíveis que vão fazer a diferença na realização das minhas receitas em casa facilitando a comercialização dos produtos para a comunidade”, diz.

Já a aluna Camila Canete da Rocha conta que foi morar sozinha recentemente e quando soube do curso viu uma oportunidade de produzir alimentos caseiros para seu consumo. “Eu vejo muitas receitas na internet, mas nada supera a experiência de aprender na prática. Principalmente, porque durante as aulas a professora dá dicas que fazem toda a diferença no resultado final da receita”, afirma.

A capacitação já está abrindo portas para microempreendimentos no setor alimentício, contribuindo para a diversificação econômica da região. Muitas alunas já estão produzindo pizzas e disseram que vão aproveitar para vender ovos na Páscoa. Nesta sexta-feira (22) ainda haverá uma ação no Assentamento Três Corações que encerra as iniciativas.

“Não há como não falar da importância da formação profissional e do empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento sustentável de pequenas comunidades. Ao investir em capacitação, a Sidagro e a Subprefeitura de Anhanduí impulsionam o progresso da região, capacitando os moradores para que se tornem agentes ativos na construção de um futuro mais próspero”, finaliza o secretário municipal da Sidagro, Adelaido Vila.