O Município de Campo Grande, por intermédio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) tomou posse como integrante da diretoria da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA) na função de vice-presidente regional. Além de representar a região Centro-Oeste, Campo Grande também assume a diretoria do Bioma Cerrado. A cerimônia de posse para o mandato 2024-2026 ocorreu de forma remota na manhã desta quarta-feira (14) e contou com a participação de diversos representantes municipais.

Para a diretora de Planejamento e Monitoramento da Planurb, Mariana Massud, fazer parte da diretoria é uma grande oportunidade para Campo Grande estreitar os laços e desenvolver a cooperação e o intercâmbio com outros municípios. “Campo Grande vem assumindo um protagonismo no que se refere às questões ambientais. Estamos felizes em assumir a vice- presidência regional da ANAMMA. Uma gestão ambiental municipal responsável se faz capacitando a equipe técnica e participando das discussões que ocorrem em todos os níveis. Com certeza é mais um passo que Campo Grande dá rumo ao desenvolvimento sustentável”.

Para o Reitor do Instituto ANAMMA, Marcelo Marcondes, a Assembleia consolida a unidade da governança ambiental local. “A ANAMMA demonstra a sua importância na agenda ambiental nacional e internacional, além de sua expertise na área científica com o Instituto ANAMMA. Neste sentido, iniciamos o ano com este ato importante de posse da nova diretoria – que representará fortemente a pauta ambientalista de nossos municípios e mais do que isso, no 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável em Mangaratiba/RJ, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de março, teremos um forte diálogo sobre o desenvolvimento dos nossos municípios”.

A ANAMMA é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fundada em 1988, em Curitiba, a entidade foi precursora da grande evolução com o início da descentralização nos anos 90 com a criação, nas principais cidades brasileiras de secretarias municipais de meio ambiente.

Atualmente, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal e representa a mais ampla força de articulação do poder público municipal nas questões ambientais no Brasil.