Campo Grande vai sediar pela segunda vez o Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes. O principal encontro de tecnologia para as prefeituras do Estado acontece nos dias 21 e 22 de março na sede do CREA-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul). A Capital será palco para tratar de inovação e modernização dos municípios com diálogos que trazem soluções para os serviços públicos e reconhecem os prefeitos e projetos inovadores. O evento é realizado em parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura de Campo Grande por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).

O Congresso é o principal encontro de tecnologia e conforme o diretor da RCD, José Marinho, o investimento em governos digitais é imprescindível para os municípios que buscam crescimento econômico. Segundo Marinho, o Congresso contempla soluções práticas, casos de sucesso nas prefeituras e políticas públicas que possam contribuir com o planejamento municipal voltado para o setor nas administrações. “O momento exige, cada vez mais, o uso estratégico da tecnologia em todos os setores, que impacte em uma melhor oferta dos serviços públicos e na qualidade de vida do cidadão. A proposta do Congresso é facilitar o acesso das prefeituras às informações e as diversas soluções inovadoras implantadas nas cidades”, afirma Marinho.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo seguinte link: https://www.sympla.com.br/evento/2-congresso-sul-mato-grossense-de-cidades-digitais-e-inteligentes/2304370.

Campo Grande é um dos destaques quando o assunto é investimento em tecnologia, contando com diversos cases de sucesso voltados para a transformação digital dos serviços públicos. Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, a importância do Congresso está no compartilhamento de informações e de soluções que as administrações municipais estão utilizando na área de tecnologia da informação e comunicação. “Campo Grande tem bons exemplos e trabalha também indo em busca de boas soluções em outros locais para aplicá-las dentro do Executivo, tudo focando numa melhor prestação do serviço ao cidadão e ao servidor público”.

A primeira edição do Congresso aconteceu em agosto de 2022 e reuniu mais de 50 municípios. O 2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes tem o apoio da Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul). No evento, os gestores terão acesso às soluções da iFractal, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, VoxCity e Portal de Compras Públicas e Gênesis.

Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

Projeto Inovador 2024– Os municípios que implantaram projetos tecnológicos também podem inscrever-se para concorrer ao título de Projeto Inovador 2024 no MS. As inscrições seguem até o dia 08 de março. O projeto deve estar em vigor e ser executado pela gestão municipal, a qual deverá apresentar resultados mensuráveis com os impactos positivos da implantação. As inscrições podem ser realizadas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepwHvZBQ0H699g4iRjZABKfm8sZJNiTJozoK1yMjyHVIzm6w/viewform.

Serviço:

2º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes Campo Grande

Data: 21 e 22 de março de 2024
Local: CREA – MS – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul, localizado na R. Sebastião Taveira, 268 – São Francisco.
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: http://sympla.com.br/rcd
Informações pelo WhatsApp: (41)3015-6812