O jovem atleta Edson Santa Cruz Filho, que foi participante do Programa Movimenta Campo Grande, promovido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), está prestes a vivenciar uma experiência inédita. O atleta embarca na terça-feira (19), rumo à Espanha, onde participará do MIC Football, um dos maiores torneios de futebol de base do mundo.

O jogador teve seu início no projeto Escola Pública de Futebol, treinando por aproximadamente um ano no campo da Guaicurus, sob a orientação do Agente Social Adelar Lanzarin. Destaque nas categorias sub-15 e sub-18, aos 15 anos de idade, Edson impressiona com a altura de 1,88m.

“Treinei seis meses no projeto com o Adelar, foi um dos melhores professores que eu já tive. Aprendi muita coisa antes de ir para o clube que defendo atualmente, o Grêmio Santo Antônio. Foi fundamental em tudo o que eu sei, me ensinou coordenação, a bater na bola, bater pênalti, bater falta, cabeceio, domínio, fatiada, o fundamento principal de um jogador, os chutes que eu dou hoje, tudo ele que me ensinou, aprendi no projeto”, diz Edson Filho.

O Agente Social, que treinou o jogador, fala da emoção de ver seu aluno despontando e participando de competições importantes. “Sensação muito boa, sabendo que ele vai jogar contra grandes clubes, como Barcelona, um dos melhores clubes do mundo, será a chance da vida dele para mostrar seu futebol, quem sabe um desses clubes que ele vai enfrentar se interessa por ele, será o sonho dele e da família também, muitos meninos queriam estar no lugar dele, ele tem que aproveitar essa oportunidade”, destacou o professor.

Ao investir na formação de novos jogadores, a Prefeitura não só busca construir atletas, mas também cidadãos resilientes, prontos para enfrentar os desafios da vida com a mesma habilidade que dominam a bola nos campos. Os Agentes Sociais desempenham papel fundamental nesse processo, estendendo seus cuidados a todas as crianças, promovendo a inclusão e utilizando o esporte como instrumento de transformação e superação.

“O projeto Escola Pública de Futebol, integrante do Macro Programa Movimenta Campo Grande, evidencia o compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento esportivo e humano da juventude local. Por meio do futebol, o projeto não apenas promove momentos de lazer e descontração, mas também integração plena na sociedade”, ressaltou Maicon Mommad, diretor-presidente da Funesp.

Integrado ao Movimenta Campo Grande, o projeto impacta diretamente 1500 crianças, contando com a orientação de mais de 15 profissionais da área de educação física, focando suas atividades na modalidade de futebol. Atendendo em diversos locais da cidade, o projeto oferece oportunidades para crianças e adolescentes desenvolverem-se e terem acesso à formação esportiva no futebol, contribuindo para seu desenvolvimento integral.

Locais como Campo da Praça Esportiva Elias Gadia, Praça Esportiva Belmar Fidalgo, Campo Coruja, Estádio Jacques da Luz, entre outros, recebem as atividades do projeto. Os interessados em participar devem entrar em contato com os professores responsáveis pelas aulas nos locais de atividades para verificar disponibilidade de vagas.

MIC 2024

O MIC reunirá equipes de prestígio como Futebol Clube Barcelona, Esporte Miami e Gimnastic Manresa, proporcionando uma oportunidade única para o jovem talento demonstrar suas habilidades em nível internacional pelo Grêmio Santo Antônio. A 22ª edição da competição será realizada entre os dias 26 a 31 de março, na região da Costa Brava, na Espanha. A participação da equipe campo-grandense acontece nos dias 28 e 29 de março, quando enfrenta as equipes do Barcelona, Gimnàstic Manresa e ESP Miami.