A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) participou, na manhã desta quarta-feira (17), de uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito (GGIT), que ocorreu na sede da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, discutiram-se ações alusivas que serão realizadas durante o mês de maio, no âmbito do Maio Amarelo, que em 2024 tem como tema “Paz no trânsito começa por você”.

Estiveram presentes representantes da Sesau, Samu, BPMTRAN, GCM, Sesds, Semed, Agesul, Fenabrave, Correios, Consórcio Guaicurus, Crea/MS, Detran/MS, Sest/Senat, OAB/MS, e Estádio. O GGIT foi instituído pelo Decreto n.º 11.370, de 17 de novembro de 2010, de caráter consultivo e deliberativo, com o objetivo de promover a integração do Sistema de Trânsito no Município de Campo Grande, respeitando a autonomia das instituições que o compõem. A operacionalização do referido Gabinete integra, de maneira prática, os órgãos pertinentes ao campo da educação e segurança no trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. No Brasil, este ano, ocorrerá sua 11ª edição. A campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, visa uma ação integrada entre o Poder Público e a sociedade civil. O propósito é colocar em discussão o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, discutir efetivamente o tema, engajar-se em ações e espalhar o conhecimento, discutindo toda a dimensão que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Ficou decidida a abertura oficial no dia 02 de maio, quando será executada uma abordagem educativa com os integrantes do GGIT, na Av. Afonso Pena, entre a Av. Ceará e a Rua Alagoas. Além disso, durante este mês, serão realizados seminários, abordagens educativas e apresentações teatrais. Vídeos serão lançados em parceria com Detran, Santa Casa e GGIT de apoio.

É necessário informar a todos que todo o grupo do GGIT está disponível para convites para ministrar palestras em empresas, escolas e qualquer instituição, inclusive religiosas.

No segundo domingo de maio, já é uma tradição a entrega de rosas-amarelas no Santuário do Perpétuo Socorro e Segunda Igreja Batista, com a mensagem “que nenhuma mãe passe pela dor de perder um filho, em acidentes de trânsito. Paz no trânsito começa por você! Feliz dia das mães!”. A entrega é um alento as famílias que perderem entes queridos em acidentes.

Nos dias 03 e 04 de maio, haverá um evento de motocross. No dia 03, a convite da concessionária Yamaha, a Agetran fará uma apresentação teatral e uma vídeo palestra para as crianças convidadas. A agenda completa sobre a programação do Maio Amarelo será disponibilizada ao fim do mês de abril.

#pratodosverem A imagem de capa mostra os integrantes da reunião na sala.