A Prefeitura de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e com apoio da Escola de Gestão Municipal (EGEM), deu início nesta segunda-feira (18) à primeira turma do curso oficial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). As aulas, que serão totalmente online no formato de Educação a Distância (EAD), contam com um diferencial: a interação ao vivo com o professor e tutor, proporcionando uma abordagem dinâmica e envolvente para o processo de aprendizagem.

O curso é essencial para capacitar os servidores municipais na utilização deste novo sistema. “Todos os servidores que irão utilizar o SEI precisam estar habilitados e familiarizados com esta nova ferramenta, que será o único sistema para tramitação de todos os processos. Com o tempo, as pastas de papel serão eliminadas e tudo será processado eletronicamente”, pontuou Luis Cezar, diretor de projetos em tecnologia da informação da Agetec.

Para facilitar a implementação em larga escala, estão programadas quatro turmas, cada uma com aproximadamente 40 participantes. O curso contará com a presença de um professor e um tutor para cada grupo. Todo o material didático necessário já está disponível, resultado de uma colaboração entre a Escola de Gestão Municipal (EGEM) e a Secretaria Municipal de Gestão (Seges).  O curso está dividido em cinco módulos, cada um seguido por uma prova.

“A EGEM estimula a participação dos servidores em capacitações em todas as áreas da gestão municipal e a tecnologia não pode ficar de fora. É uma excelente oportunidade para aprimorar habilidades tecnológicas e contribuir para a transformação digital que já é uma realidade”, disse a secretaria municipal de gestão, Evelyse Ferreira Cruz Oyadomari.

No ambiente virtual, os alunos contam com recursos como apostilas e micro vídeos, além de questões para avaliação ao final do curso. Este treinamento oficial capacitará os participantes a operar eficientemente nos ambientes atuais e a enfrentar os desafios que possam surgir.

“Após a conclusão do curso, essas quatro turmas atuarão como multiplicadores. Aqueles que concluírem o primeiro curso terão a responsabilidade de oferecer suporte aos demais. O curso vai continuar à disposição na Escola de Gestão através da plataforma de treinamento, onde as pessoas vão poder acessar, ler o conteúdo, assistir os vídeos e fazer as avaliações para depois se habilitar à utilização do SEI. Dessa forma, a gente faz a multiplicação em larga escala, estimando que em torno de 3 mil pessoas serão capacitadas e estarão aptas a utilizar o Sistema”, disse Luis.

Para obter a habilitação, os participantes precisam alcançar um aproveitamento mínimo de 70% em cada módulo, além de cumprir a frequência estabelecida pela Escola de Gestão, órgão oficial de formação da Prefeitura. A carga horária total do curso é de 40 horas, distribuídas em encontros semanais.

Impactos na gestão municipal

O SEI é um sistema de processo eletrônico administrativo e a sua implantação impacta positivamente na gestão municipal representando redução dos custos de logística, no uso de papel e também na cada vez menor necessidade de espaço físico para armazenar os processos em papel.

“É uma ferramenta que tem suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, proporcionando a sua virtualização. Entre os seus principais ganhos, está a celeridade dos processos de trabalho, facilidade no acesso às informações institucionais, o que propicia segurança e economicidade”, afirmou o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso.

Para mais informações, a Prefeitura de Campo Grande criou o site https://www.campogrande.ms.gov.br/transformacaodigital/ dedicado a informar os cidadãos sobre como as diversas iniciativas estão sendo executadas. Além disso, o site disponibiliza todas as normativas relacionadas ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), garantindo acesso fácil e claro às regulamentações que orientam o funcionamento administrativo.