Cerca de 10 agentes e 2 voluntários da Coordenadoria Municipal e Defesa Civil de Campo Grande participaram nesta segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17) do curso de prevenção e combate a incêndios em áreas rurais e parques e do curso de operação e manutenção de motosserra.

Com carga horária de 24 horas, o curso de prevenção e combate a incêndio foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e dividido em aulas teóricas, que aconteceram na sede Auditório do Centro de Educação Ambiental Polonês, e nas aulas práticas, ministradas no Parque Ecológico do Sóter.

Durante essa capacitação, os agentes recebem ensinamentos sobre noções de primeiros socorros e técnicas de combate, direto e indireto, no fogo, também aprenderam a manusear equipamentos como abafadores, bomba costal e ferramentas agrícolas. Já os participantes do curso de operação e manutenção de motosserra aprenderam técnicas com o instrutor Ricardo André.

O instrutor destacou que o objetivo foi qualificar os agentes da Coordenadoria para operar e realizar a manutenção de motosserra quando necessário. No treinamento foram passadas informações a respeito da legislação para porte e uso desse tipo de máquina, também instruções de manutenção preventiva, práticas seguras de derrubada e corte em toras de árvores, com a utilização de técnicas para abate direcional e corte sob pressão.

 

#pratodosverem A matéria possui quatro imagens. A foto de capa mostra os agentes em momento de curso envolta a uma mesa com o instrutor. A segunda foto no corpo da matéria mostra uma agente treinando como debelar focos de incêndio. A terceira foto mostra uma motosserra em cima da mesa e seis funcionários da Defesa Civil ao entorno. E a quarta foto, a equipe.