Com ginásio lotado, o Centro Municipal de Treinamento Esportivo (Cemte) recebeu na noite desta quinta-feira (10) os atletas da 40ª edição dos Jogos Abertos de Campo Grande, que teve recorde de inscritos, com 2.307 participantes de 228 equipes. A solenidade, marcada por emoção, teve o desfile das instituições, apresentações culturais e homenagens aos atletas da primeira edição dos jogos.

Ao declarar aberto os jogos, o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da união de gerações. “É uma noite de emoção no esporte. A chama que deu início aos Jogos Abertos trouxe esse espírito de integração com dois atletas da nova geração e dois veteranos”, disse.

Participaram da condução do fogo simbólico e do acender da pira, o campeão brasileiro e líder da prova contra relógio de ciclismo de 2013 a 2015, Jesus Breno, a atleta de natação Ana Carolina Muniz, da seleção brasileira nos Jogos Panamericanos de 2007, o idealizador dos Jogos, professor Roberto Harada e o atleta da primeira edição, professor João Rocha.

Reconhecendo a história do esporte campo-grandense, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra, ressaltou a importância dos jogos e de seus idealizadores. “Hoje é um dia muito especial. Primeiro porque realizamos a 40ª edição de um evento tão importante para nossa cidade e aproveitamos a data para fazer uma justa homenagem para algumas pessoas que participaram da primeira edição em 1977, como o professor Roberto Harada e o vereador professor João Rocha. E a felicidade se multiplica com o recorde de inscritos, é mais do que o triplo das edições passadas e isso mostra que o campo-grandense acredita na importância da prática esportiva e do lazer como melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Homenageados

Foram homenageados o vereador professor João Rocha, que conduziu a primeira tocha dos Jogos Abertos em 1977, foi atleta e técnico da seleção brasileira de judô; o professor Jorge Antonio Pereira, que participou da primeira edição como atleta de basquetebol e atualmente é vice presidente da Federação de Basquete de MS; o professor José Eduardo Amâncio da Mota, que participou da primeira edição dos jogos como atleta de voleibol, foi técnico da modalidade e atua como presidente da Federação de Voleibol de MS; professor Vicente Fernando de Marco Martins,  participou das primeiras edições dos jogos na modalidade de handebol, além de árbitro e técnico, e hoje ocupa o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Funesp e o professor Roberto Mitsuo Harada, que idealizou e executou a primeira edição dos Jogos Abertos, em 1977.

O homenageado Roberto Harada, relembrou como o esporte amador era em Campo Grande. “Fui presidência da comissão municipal de esportes e mesmo sem sede iniciamos uma nova fase do esporte naquela época. Era o período de comemoração da nossa cidade, de mudanças e os jogos eram mais voltados ao lazer e menos ao rendimento. Hoje é uma felicidade ver que temos uma estrutura na cidade com uma equipe muito bem preparada para trabalhar o esporte em nossa Capital”, disse Harada.

Para o Presidente da Câmara Municipal, vereador professor João Rocha, o esporte é uma ferramenta que reúne diversas atividades, melhorando a qualidade de vida, gerando saúde e vitalidade. “Podemos comemorar o dia de hoje com a junção das formas de manifestações do esporte, seja formal ou informal. Hoje temos reunidos neste ginásio jovens, crianças e adultos com um único sentimento que é o da verdadeira prática do esporte e que na competição vença aquele que for o melhor e estiver mais bem preparado”, definiu João Rocha.

A festa continuou animada com a apresentação da equipe ginástica artística, do projeto Jovem Talento Esportivo da Funesp, que treinam no Centro de Formação de Atletas (Cefat), e com a apresentação da cantora Paolla que fez os atletas dançarem e se divertirem com música pop.

Programação

As competições iniciam no dia 12, com o Judô no colégio Oswaldo Tognini. Entre 12 e 13 de maio haverá disputas no Badminton, no Ginásio da Unigran e Ciclismo no Autódromo Internacional Orlando Moura. Nos dias 19 e 20 acontecem as disputas de Atletismo no Centro Olímpico da Vila Nasser, Beach Tennis no Belmar Fidalgo, Natação no Rádio Clube Cidade e Xadrez na Associação Campo-grandense de Professores.

Para os dias 26 e 27 estão marcados os jogos do Tênis de Mesa na Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira e Vôlei de Praia no Belmar Fidalgo, e Basquete 3×3 que acontecerá no Cemte.