A noite dessa quinta-feira (15) foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração no prédio da Secretaria Executiva da Mulher (Semu), durante a cerimônia de entrega de certificados à 267 mulheres da primeira turma de concluintes da ESCAP – Escola de Capacitação para Mulheres. A iniciativa foi criada com o propósito de promover a autonomia econômica e o fortalecimento do protagonismo feminino.

Ao todo, a escola oferece 31 cursos presenciais e 40 na modalidade EAD, totalizando 5.500 vagas disponibilizadas para mulheres nas sete regiões urbanas da Capital. Durante o mês de abril, foram promovidas capacitações nos bairros Aero Rancho, Tiradentes e Caiobá, contemplando as áreas de Vendas, Informática Básica, Dicção e Oratória, e Recursos Humanos.

“A ESCAP nasceu do desejo de proporcionar novas oportunidades para mulheres que querem mudar suas realidades. E hoje, ao ver tantas histórias sendo ressignificadas, temos a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou a secretária-executiva da Mulher, Angelica Fontanari.


Viviane Tavares de Oliveira (35), moradora do distrito de Anhanduí, veio à Capital para participar do curso de Design de Sobrancelhas. Sem experiência prévia na área, contou que a formação a encorajou a buscar novos aprendizados, classificando a ESCAP/Semu como uma porta de entrada para a independência financeira.

“Fiz o curso e agora já estou me organizando para fazer outros, agregar conhecimento e me permitir montar meu próprio negócio. A equipe está de parabéns, pois aqui a gente aprende muito mais que técnica. Somos preparadas para conquistar a independência financeira, algo que garante o bem-estar da família, eleva a autoestima e dá um novo rumo para mulheres que, assim como eu, não sabiam por onde começar”, relatou.

Aluna dos cursos de Recursos Humanos e o de Maquiagem, Marinalva Pereira Marques (50) soube das capacitações por meio de amigos. Para ela, poder participar das aulas próximo de casa foi decisivo para retomar os estudos.

“Conhecimento é tudo na vida. Não tem idade nem hora certa, e ter acesso a isso pertinho de casa é maravilhoso. A vida é corrida, são muitas responsabilidades, e poder economizar tempo é essencial. Com o suporte de uma equipe tão competente como a da ESCAP/Semu, tudo fica ainda melhor. Vou me preparar para iniciar novos cursos, e até minha filha também vai participar”, comemorou.

Moradora do Bairro Portal Caiobá, Jociane Ferreira Louveira (53) recebeu os diplomas referentes aos quatro cursos que concluiu. Produtora de sabão e sabonetes artesanais, ela conta que, a cada formação finalizada, sentia ainda mais vontade de aprender. Segundo ela, o apoio da equipe da Semu foi essencial para retomar o sonho de investir em seu próprio negócio.

“Trabalho com sabonetes há muitos anos mas, com a chegada dos filhos e a correria do dia a dia, a vida nos leva por outros caminhos. Agora senti que era hora de retomar esse projeto com mais firmeza. Participei dos cursos de Vendas, Empreendedorismo, Marketing Digital e Recursos Humanos. Essas oportunidades que a Prefeitura tem oferecido, por meio da ESCAP/Semu, nos abrem janelas para o mundo, nos capacitam e mostram que somos capazes. O conhecimento que nos passam aqui faz toda diferença para que eu possa transformar meu negócio em um empreendimento bem-sucedido”, disse, emocionada.

A ESCAP segue com inscrições abertas para novas turmas. Mais informações sobre os cursos disponíveis podem ser obtidas pelo telefone (67) 9 8131-7879.





#PraTodosVerem: Na matéria há 5 fotos: a primeira, usada como capa, mostra todos as concluentes dos cursos presentes na solenidade, reunidas com familiares e equipe Semu; a segunda imagem mostra a secretária Executiva da Mulher, Angelica Fontanari, falando aos presentes; a terceira imagem é da conluinte Viviane Tavares de Oliveira; a quarta fotografia mostra Marinalva Pereira Marques e a quinta imagem é de Jociane Ferreira Louveira.