Navegação
A Assessoria de Assistência aos Órgãos Colegiados (AAOC), foi criada originalmente com o nome de Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAOC), conforme Art. 2º, inciso ll, da Lei Municipal N. 2.951, de 27 de janeiro de 1993, publicada no “Diário Oficial” do Estado de Mato Grosso do Sul N. 3.472, de 28 de janeiro de 1993, nas páginas 67 e 68. É vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (SEGOV.
A AAOC tem por objetivo o acolhimento, o encaminhamento e busca de soluções para as questões relacionadas com as atividades dos níveis de atuação auxiliar, objetivando as condições favoráveis aos órgãos colegiados no desempenho de suas responsabilidades.
Acompanhe as Legislações relacionadas
Veja a Lei de Criação da Assessoria de Assistência aos Órgãos Colegiados e a Legislação que está vigente atualmente.
A reforma da USF Sebastião Luiz Nogueira, no Jardim Los Angeles, é motivo de orgulho para os moradores da região, que, além de contarem com uma unidade de saúde com cara nova, também têm a segurança de atendimento até às 23h. A reforma também resolveu problemas crônicos de estrutura que existiam no local. “Moro aqui há mais de 50 anos, acompanho essa unidade desde sua inauguração e tudo está excelente. Fico muito feliz em presenciar essa melhoria, porque eu dependo dessa unidade também”, comenta o pedreiro aposentado e líder comunitário José de Pinho. A Prefeita Adriane Lopes reforça os esforços para a melhoria no atendimento à toda a população. “No Ministério da Saúde nossa população é de cerca de 900 mil moradores, mas aqui, na nossa realidade, é diferente, estamos cuidados da vida de mais de 1,5 milhão de pessoas”, comenta. Maira Ruth Ribeiro, de 28 anos, também mora na região e lembra que, antes da ampliação do horário de funcionamento da unidade, possibilitado através da reforma da unidade, era necessário buscar por atendimento muito longe de casa. “Hoje estou aqui com meu bebê de um ano, mas minha filha de cinco faz acompanhamento de asma, então quando tinha crises era bastante difícil”, completa. Mãe dos pequenos Samuel, de seis meses, e Ayla, de 2 anos, Maria Eliza, 21, comenta que as melhorias estruturais foram significativas e que, além do atendimento mais ágil, o local está mais arejado. Opinião essa reforçada pela vizinha Lúcia Soares, que mora no bairro há 41 anos. Ela lembra do problema crônico que a unidade enfrentava: a presença de pombos no local. “Essa obra é muito importante, porque valoriza muito o bairro, além de não existir mais a preocupação que tínhamos com os pombos, que também são um risco grande à nossa saúde”, conclui a aposentada. #ParaTodosVerem As imagens mostra a fachada da USF e imagens internas de pacientes e atendimentos.
Depois de 14 anos sem passar por nenhuma intervenção, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Tavares, no Nova Lima, acaba de ser entregue totalmente revitalizada à população. O espaço, que atende mais de 9 mil moradores de diferentes bairros da região, ganhou cara nova com serviços que vão desde a revisão elétrica e hidráulica até a pintura e a instalação de nova sinalização. A obra foi realizada com equipe e materiais próprios da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em um investimento estimado em R$ 98,6 mil. O trabalho envolveu a readequação do layout da unidade às normas atuais, revisão das instalações, climatização e ventilação, troca de portas e janelas, além de melhorias na cobertura. Tudo isso sem interromper o atendimento aos moradores. O conselheiro regional de Saúde, José Geraldo Balejo, reforçou que a conquista também se deve ao esforço dos profissionais que atuam diariamente na unidade. “Essa revitalização é conquista, é trabalho, não somente da equipe de manutenção, mas também da equipe médica, enfermeiros e todos os profissionais da unidade”, disse. Para a auxiliar de manutenção Talita Rodrigues Horário, que mudou recentemente para o bairro e leva a filha de dois anos para consultas de rotina na unidade, a entrega significa qualidade de vida. “A entrega representa uma melhora para a comunidade, já que o acesso aos moradores da região é bastante facilitado”, destaca. Para quem convive com a realidade do local desde a inauguração em 2011, a transformação é ainda mais significativa. O gerente da unidade, Geanderson Soares, acompanhou de perto todo o processo. “Desde a inauguração, não houve nenhuma melhoria estrutural. E muitos de nós já fizemos uma reforma morando na casa, sabemos o quanto isso pode ser complicado, mas aqui nós continuamos com o funcionamento pleno da unidade para atender à população”, relembra. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, lembrou que a revitalização é fruto do trabalho da própria equipe da Sesau. “Esta é uma obra feita pelos nossos servidores, pela nossa secretaria municipal de saúde, uma entrega pelas nossas mãos, já que entendemos que não há como não ter nenhuma intervenção em quase quinze anos”, afirmou. A prefeita Adriane Lopes destacou que o cuidado com os espaços de saúde deve ser constante e com o objetivo de cuidar da estrutura que é essencial para a população da região. “Nós queremos, não somente uma mão de tinta, queremos manutenção constante. O cuidado deve ser permanente, o ambiente de trabalho deve ser adequado”, ressaltou. Com a revitalização, a USF José Tavares está pronta para seguir garantindo atendimento de qualidade aos moradores dos bairros José Tavares do Couto, Oscar Salazar, Parque Iguatemi, Vida Nova, Tarsila do Amaral e parte do Nova Lima.
As famílias do Bairro José Abrão, em Campo Grande, receberam nesta quinta-feira (28) um novo espaço de lazer dedicado às crianças. A Prefeitura inaugurou o playground da praça do bairro, atendendo uma demanda antiga da comunidade e garantindo mais um espaço de convivência e recreação para os moradores. A entrega faz parte de um projeto que prevê a instalação de 25 playgrounds em bairros periféricos da Capital, fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e o Instituto Manoel Bonifácio (IMB). Além do equipamento no José Abraão, já foram instalados os parques nos bairros Noroeste, Tarumã e Tiradentes. Os espaços estão sendo viabilizados com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e de condenações por dano moral coletivo aplicadas pelo MPT, revertendo valores de ações civis públicas em benefícios sociais. Cabe à Prefeitura elaborar os planos de trabalho e executar as obras; o IMB é responsável pela aquisição dos materiais e prestação de contas, enquanto o MPT realiza a aprovação técnica, acompanha a execução e fiscaliza a correta aplicação dos recursos. Durante a inauguração, a prefeita Adriane Lopes destacou a importância da parceria e reafirmou o compromisso com a ampliação dos espaços de lazer. “Esse equipamento traz mudança para a comunidade e representa o cuidado com nossas crianças. Estamos instalando 25 parquinhos em todas as sete regiões da cidade, garantindo que mais famílias tenham acesso a locais seguros e preparados para o desenvolvimento dos seus filhos”, afirmou. O presidente da Associação de Moradores do Conjunto José Abraão, Alex Lourenço, conhecido como “Zé Galinha”, agradeceu o empenho do município.“Tudo que pedimos à Prefeitura foi atendido. Esse parquinho é uma conquista da comunidade e vai marcar a vida das nossas crianças. Tenho certeza de que essa entrega fará diferença para nossa região”, declarou. O procurador do Trabalho, Hiran Meneghelli, explicou que a ideia surgiu da própria experiência pessoal. “Quando meu filho era pequeno, percebi que muitas famílias da periferia precisavam se deslocar quilômetros até o centro para que seus filhos brincassem em um parque. Decidimos então construir esses espaços nos bairros, garantindo que crianças possam brincar perto de casa, no lugar delas: no parquinho, e não no trabalho”, destacou. A secretária especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Catiana Sabadin, reforçou que o projeto é prioridade da administração municipal. “Estamos entregando mais um playground e temos a meta de chegar a 25, beneficiando áreas que mais precisam de infraestrutura de lazer. Esse recurso tem feito grande diferença para as comunidades e a orientação da prefeita Adriane é de que continuemos ampliando os investimentos nesse tipo de equipamento”, disse. Com população de mais de 4 mil moradores, o Bairro José Abrão agora passa a contar com uma estrutura moderna e segura para o lazer infantil.