Buscando promover o empoderamento feminino e a geração de renda das mulheres, a Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) realizou nesta sexta-feira(1) o encerramento do curso de Garçonete, fruto de uma parceria com a Fundação Social do Trabalho (FUNSAT), que teve início na segunda-feira(27) e foi realizado no auditório da SEMU.

Com carga horária de 20 horas e ministrado pelo Instrutor Douglas William de Moraes da Escola de Educação Profissional da FUNSAT,  o curso faz parte de um dos objetivos da Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) que é criar mecanismos que promovam a autonomia financeira da mulher como é o caso de Salvadora Pereira de Souza de 60 anos.

“Já tinha um pouco de experiência na área, mais foi uma oportunidade que jamais esquecerei, colocar em prática como colocamos no curso, nos faz lembrar e aperfeiçoar cada vez mais, sem contar as dúvidas que tirei com a apostila e poderei levar ela para casa e da explicação do professor que foi ótima, estou muito feliz”, finaliza Salvadora.

O Curso teve metodologia orientativa contida na apostila organizada da seguinte maneira: Apresentação, Introdução, Ocupação do Garçom, Cuidando do Ambiente do Restaurante, Recebendo e Acomodando o Cliente, Servindo o
Cliente, Finalizando os Serviços, Procedimentos Complementares e finalizando com a avaliação do aprendizado. Demonstração de servir as mesas, atender clientes e organizar mesa posta, também é uma das dinâmicas trabalhadas com as alunas pelo instrutor.

Além de realizarem prova para testar seus conhecimentos e avaliar se estão aptas para receberem o certificado, as participantes tiveram o privilégio de conhecer o funcionamento do restaurante Pietro i Maria Cucina Italiana, podendo observar de perto a pratica instalada no estabelecimento, assim estando mais preparadas para o mercado de trabalho.

A Subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, que participou da entrega dos certificados das concluintes, ressaltou que dar oportunidades de cursos de qualificação profissional é dar oportunidade e dignidade para as mulheres e suas famílias, dando à elas possibilidade de trabalho. Já o Diretor Presidente Adjunto da Fundação Social do Trabalho , João Marcelo, parabenizou a todas e externou que a FUNSAT está de portas abertas para mais parceiras, deixando o curso aberto para novas turmas.