A quarta edição do AGIR Regional aconteceu no último sábado (14) com recorde de público. Foram mais de 2.800 pessoas que passaram pela Escola Municipal Professor José de Souza (Zezão) no Bairro Oliveira II, na região do Lagoa. Todas as vagas de cursos na plataforma de consumo consciente foram preenchidas. O evento foi realizado pelo Procon Campo Grande e os parceiros FM UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e ACIESP (Associação de Capacidade de Economia Solidária do Povo).

WhatsApp Image 2019-09-15 at 01.49.00A iniciativa visa a educação financeira e a conscientização do consumidor. “Nós vamos estender para a comunidade um atendimento que não é trivial, mas pertence ao Procon. Através do programa de Consumo Consciente ensinamos o aproveitamento integral de todos os recursos que estão na mão do consumidor. Sejam aqueles que potencialmente podem gerar renda, seja aqueles que impactam diretamente no desperdício, ambos com reflexo direto na economia familiar”, comentou o subsecretário Valdir Custódio.

O diretor da escola ‘Zezão’, que é carinhosamente conhecido como Bob, ficou lisonjeado com o evento. “Agradeço a todos por esse momento aqui no Zezão, essa foi uma das primeiras ações sociais de nível tão significativo aqui na região do Lagoa, muito obrigado”.

Pensando na conscientização do consumidor, e na geração de renda, o Projeto de Extensão dos Cursos da UCDB, juntamente com a ACIESP e as “Mãezinhas do Coração”, estiveram no evento ministrando cursos e orientações gratuitas. “Eu adorei o projeto, com certeza vou indicar para minhas amigas. Eu aprendi muito hoje e já me sinto preparada para ganhar uma renda extra”, comentou Izaura Lucas, de 54 anos, administrativo.

O curso de Churrasco fez toda a diferença no evento, e o professor Welliton Carvalho explica o motivo da procura. ”Muitas pessoas acham que já sabem assar um bom churrasco, mas o que é importante para alguns, é comum para o outro, aqui acontece uma troca de experiência, e o básico acaba ganhando detalhes que aumentam o conhecimento”.

NSSQ1495Uma das alunas do curso manicure e pedicure, a dona de casa Gabriela Campos Delmão, de 20 anos, disse que ficou muito feliz com o aprendizado, e que não vai mais terceirizar o serviço. “Nossa, agora vou poder fazer minhas próprias unhas, eu queria mesmo fazer esse curso, achei a aula muito produtiva, mesmo com minha filha de 1 ano no colo, eu consegui aprender”.

AGIR (Ação de Gestão de Inadimplência para Regularização), é o encaminhamento para agilização de cada situação pendente, ou seja, é uma maneira rápida que o Procon CG criou para o consumidor negociar suas dívidas. “Só no AGIR, o consumidor consegue condições exclusivas para renegociar suas dívidas em qualquer Estado do Brasil”, conclui Valdir Custódio.

Além das empresas Energisa e Águas Guariroba consultando débitos e fazendo inscrição para o programa Tarifa Social, a Defensoria Pública também esteve no evento, orientando os consumidores, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e o Cartório fazendo consultas e orientações. “Hoje batemos o record de consultas, foram mais de 80”, disse Elynton de Souza do Cartório de Protesto.

Em parceria com a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) através da CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), as crianças se divertiram com as doações de cães, gatos e vacinação dos seus bichinhos de estimação.

O diretor presidente da FM UCDB, Padre João, comentou sobre a importância do AGIR Regional e da parceria com o Procon Campo Grande. “Falando como a bíblia nos ensinou, com os cursos estamos lançando as sementes, agora basta cada pessoa, plantar de alguma maneira. Aprender uma profissão nova abre horizontes, e nós estamos dispostos a ajudar a quem precisa o AGIR, é sair da nossa zona de conforto e ir até as pessoas. Todos temos os mesmos objetivos, ajudar o próximo”.

O diretor presidente da ACIESP, Devanir Ramos, disse que essa parceria nasceu para ajudar o próximo, e que está muito feliz com o resultado. “O doutor Valdir encabeçou o projeto que veio de encontro com o que a ACIESP sempre se propôs a fazer ‘ajudar o próximo’. Então unimos forças, e o Valdir trouxe também a UCDB, e com 3 mãos unidas conseguimos realizar esse evento tão especial para vocês”.

Atrações

O cantor Kauan Araújo deu abertura ao evento que teve continuidade com a dupla Alex & Yvan, Andreia Rios e a cantora Dilla Alves.  Aconteceu também uma apresentação muito especial com o grupo de percussão, e os sorteios de prêmios que alegraram ainda maios o público do AGIR Regional.

As crianças de até 12 anos também participaram do AGIR Regional, com um espaço dedicado para elas. O Concurso de Cantores Mirins teve uma abertura super especial com o cantor Matheus Martins.

Foram premiadas 6 crianças, sendo que 3 delas ocuparam o pódio de primeiro, segundo e terceiro lugar. A grande campeã desta edição foi a Isabela, que levou um iPhone 8, o segundo lugar garantiu um X Box e o terceiro lugar uma caixa de som da JBL.

“O AGIR tem se consolidado, as pessoas entenderam a filosofia desse evento, que é capitaneado pelo Procon, organizado junto com a FM UCDB e ACIESP, os nossos dois grandes parceiros, e a gente está aqui para plantar boas sementes para sociedade. É uma satisfação, porque a gente sabe que através disso, ganha o cidadão, ganha o órgão, ganha todo mundo”, finalizou o Subsecretário Valdir Custódio.