A Prefeitura de Campo Grande já entregou mais de 92 toneladas de alimentos por meio do Banco de Alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Com isso, foi possível a geração de renda dos agricultores da Capital e cidades vizinhas que, juntos, receberam um total de R$ 462 mil pela produção dos hortifrútis e processados, como pão e rapadura. Os itens atenderam mais de 33 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O secretário municipal de de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Rodrigo Terra, explica sobre o avanço na geração de renda por meio do PAA. “Além de contribuir com um conjunto de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional, também estimula a qualificação dos sistemas de produção, com a orientação técnica nos processos que se iniciam no plantio e terminam na comercialização. E, com a liberação desse valor, contribui com a manutenção das famílias destes pequenos agricultores, com a garantia de uma renda certa, ajudando os mesmos a permanecerem na atividade de produção de alimentos”.

As entregas dos produtos pela Central de Processamento de Alimentos tiveram início em junho deste ano. Os itens foram repassados a 8,4 mil famílias atendidas por meio da rede socioassistencial do município, sendo 42 unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e cadastros feitos pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.

Para Dulcinéia Dourado Rocha Spindola, moradora do Residencial Ramez Tebet, relata a importância desses alimentos para sua família. Eles recebem os itens por meio da entidade Maná do Céu, uma das beneficiadas pelo Programa. “Estamos vivendo um momento difícil, somos uma família de 5 pessoas e só meu marido trabalha. Os alimentos que recebemos da Prefeitura chegam sempre em boa hora e contamos com eles todas as semanas, como alternativa para suprir as necessidades básicas da nossa família”.

Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA Municipal é desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), em parceria com o Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Desenvolvimento Social) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Conforme o Termo de Compromisso firmado entre produtores e a Sidagro (Unidade Executora), as entregas serão realizadas até 15 de dezembro 2021 restando, portanto, 10 semanas para o término desta edição do programa.

Este ano o Ministério da Cidadania disponibilizou R$ 650 mil em recursos para investimento na aquisição de alimentos para o PAA. Desse total, serão utilizados R$ 649.848,79 para aquisição de 123.784,88 quilos de produtos, constantes de uma lista prévia apresentada aos 100 produtores habilitados.