A Prefeitura de Campo Grande, por meio da subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realiza nesta terça-feira (22) a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”, integrante das ações do Maio Amarelo.

Na ação, cadeiras de rodas ocuparão vagas de estacionamento na Rua 14 de Julho, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco, das 8 às 11 horas, no Centro de Campo Grande. “A ideia é trabalhar a conscientização e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, além de mostrar aos motoristas o quanto é ruim chegar a um estacionamento e encontrar um veículo parado em uma vaga que não lhe pertence por direito”, afirmou o coordenador de Apoio da Pessoa com Deficiência, David Marques.

A ação faz parte do Maio Amarelo, que ao longo deste mês realiza campanhas educativas sobre os cuidados no trânsito para reduzir o número de acidentes e preservar vidas.

O Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Junior, afirma que muitas desculpas são dadas para utilização das vagas dos deficientes e idosos. “Entre as desculpas estão: fui tomar um cafezinho; fui pegar um negocinho; é bem rapidinho; já volto; volto em um Minuto… A campanha é para abolir de vez as desculpas e para que deficientes e idosos tenham seus direitos respeitados”, disse.

A multa para quem usar indevidamente a vaga privativa de idosos e deficientes é de R$ 293,47 e ainda 7 (sete) pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).