Destacar o papel estratégico da educação em direitos humanos para o fortalecer o Estado Democrático de Direito e construir uma sociedade justa, equitativa e democrática são os principais objetivos do “Programa de Educação em Direitos Humanos”.

Foto: Marlon Ganassin

Lançado nesta segunda-feira (16) pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), o programa vai capacitar 300 servidores e levar a discussão do tema às comunidades e escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para o prefeito Marquinhos Trad, mais do que falar sobre direitos humanos, é preciso praticar e se abster de pré-conceitos para exercer uma cidadania plena.

“Todo mundo fala em direitos humanos, mas muitas vezes viola os princípios da dignidade e do respeito inerente aos direitos humanos. Os direitos humanos se assemelham aos direitos naturais de Deus. Se você não deseja mal a você, não fará ao outro. O que vocês vão levar as escolas, e principalmente as crianças, é algo que tem que convencer no coração. Se cresceu em meio ao preconceito, precisa mudar o pensamento, reaprender a própria perspectiva. Direitos humanos começa com a limpeza do coração e pureza de consciência”, afirmou aos servidores que se capacitarão no curso.

Foto: Marlon Ganassin

Realizado em parceria com a Escola de Governo, o curso é aberto a toda comunidade, mas tem como meta capacitar servidores. Serão 300 vagas divididas em 10 turmas ao longo do ano. A carga horária total do curso é de 30 horas, divididas em 10 módulos de conteúdo.

Os participantes terão acesso a temas como: Contextualização histórica dos Direitos Humanos, Igualdade Racial, Lei Maria da Penha, Diversidade Sexual, Igualdade Racial dentre outros. Cada tema será ministrado por um técnico da área e ao final cada aluno receberá o certificado de conclusão.

Para o secretário de Governo Antônio Cézar Lacerda, esse tipo de trabalho demonstra a importância da gestão participativa.

“Uma gestão nitidamente democrática, participativa. Nunca a população se fez tão presente em uma gestão. Enfrentamos os problemas criando alternativas que se transformam em grandes projetos. Levaremos os direitos humanos à comunidade, à escola, e estamos mais uma vez dando um grande passo para que a população viva dentro da nossa gestão”, disse.

Foto: Marlon Ganassin

Já o subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Junior, se lembrou que esta foi uma bandeira de luta e hoje está sendo colocada em prática: a gestão humanizada para os servidores municipais.

“Esse curso vem ao encontro da nossa proposta de trabalho, de levar para centenas de servidores municipais a discussão da temática direitos humanos em Campo Grande em três eixos muito importantes: os direitos humanos na comunidade, o direitos humanos na escola e aqui o curso em direitos humanos para os servidores municipais”, finalizou.