Prefeitura lamenta o falecimento do ex-secretário José Marcos

Campo Grande, 02/06/2019 às 09:19

A Prefeitura de Campo Grande comunica o falecimento do arquiteto e urbanista José Marcos da Fonseca, que ocupou o cargo de secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Ele veio a óbito na noite desse sábado, após complicações do diabetes. O velório teve início às 8h30, no Cemitério Parque das Primaveras e o sepultamento está previsto para as 14 horas. Ele deixa esposa e filhos.

Como titular da Semadur no período de 1º de janeiro de 2017 a 7 de junho de 2018, José Marcos executou projetos importantes para a capital sul-mato-grossense e trabalhou incansavelmente para fortalecer as questões relacionadas ao urbanismo e meio ambiente objetivando a melhoria no atendimento e a implementação de ações para a desburocratização na tramitação processual. Fez parte da formulação do Decreto n. 13.257/2017, que regulamentou o Art. 34 da Lei Complementar n. 74 e instituiu os programas Aprove Fácil e Habite-se Legal, integrantes do Programa Morena Legal.

José Marcos também contribuiu para o enfrentamento da secretaria na área de resíduos, com a regulamentação do sistema de gestão sustentável de resíduos da construção civil, resíduos volumosos e o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil, colocando em prática, após sete anos da existência, a Lei n. 4.864, de 7 de julho de 2010, que estabelecia a gestão dos resíduos.

Ele foi peça fundamental para trazer a Campo Grande o monumento da Maria Fumaça, uma réplica da original, cuja instalação deu início ao projeto de requalificação da Orla Ferroviária de Campo Grande.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, com especialização em gestão regional e urbana. Foi secretário Municipal de Controle Urbanístico e secretário Municipal de Planejamento e Coordenação Geral. Atuou ainda como membro organizador e presidente da Associação Profissional dos Arquitetos de MS.

Seu exemplo ficará para sempre em nossos corações, guiando as futuras gerações pelos caminhos que valorizam a inteligência e o esforço pessoal como modelo de transformarão de nossa realidade, deixando assim um  grande legado para todos nós.

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do arquiteto e urbanista José Marcos da Fonseca, profissional que tanto contribuiu para o crescimento de nossa cidade, inclusive como secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Que o Senhor conforte a família neste momento de dor e receba nosso irmão Zé Marcos em seus braços. Que o Senhor conforte a família neste momento de dor e receba nosso irmão Zé Marcos em seus braços”, lamenta o prefeito Marquinhos Trad.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/