Este é mais um compromisso cumprido pela gestão para solucionar definitivamente a situação de moradia das famílias que integravam a antiga Cidade de Deus

Nesta segunda-feira (13) foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) a homologação do resultado do processo de licitação para contratação de duas empresas do ramo da construção civil para readequar 150 moradias, construídas de maneira precária em 2016, nos reassentamentos José Teruel e Jardim Canguru. As famílias são provenientes da ex-comunidade Cidade de Deus, ocupação emblemática, iniciada em meados dos anos 2000 na região do Dom Antônio Barbosa, e que neste ano finalmente terá uma solução definitiva.

O prefeito Marquinhos Trad autorizou a contratação das empresas vencedoras do certame, a Campanha E Gomes Engenharia e Predial Construções, cumprindo o compromisso firmado junto às famílias de que até o final de dezembro deste ano, esta etapa já estaria finalizada. A Prefeitura, por intermédio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf), disponibilizará os recursos para reforma/conclusão das moradias insalubres.

De acordo com a diretora-presidente da Amhasf, Maria Helena Bughi, agora toda a comunidade será plenamente atendida, após anos resistência e luta em busca da moradia digna. As obras no Bom Retiro (136 casas) foram concluídas no início do mês de agosto deste ano. Já as 42 famílias do Vespasiano Martins, loteamento condenado mediante laudo técnico expedido em 2018, foram realocadas para o novo Loteamento Parque dos Sabiás, entregue em julho passado e agora o ciclo termina com a readequação das casas dos loteamentos José Teruel e Jardim Canguru.

“Nós acompanhamos a trajetória dessas famílias desde o início e podemos atestar que este é um momento de muita alegria para todos os envolvidos. Começamos os trabalhos com a comunidade em 2017. Implementamos, em seguida, o programa Ação Casa Pronta, premiado nacionalmente, com a finalidade de readequar as casas do Bom Retiro e também ensinar novas profissões no ramo da construção civil. Entregamos casas novinhas (Parque dos Sabiás) para os moradores do Vespasiano Martins e agora estamos caminhado para a finalização bem-sucedida das obras no José Teruel e Jardim Canguru”, enumera Maria Helena Bughi.

Início das obras

Após a autorização legal para iniciar a readequação das 150 moradias que integram as duas comunidades restantes, a previsão para movimentar o canteiro de obras é já para o início de 2022. Conforme explica o diretor de Atendimento, Administração e Finanças da Amhasf, Cláudio Marques Costa Júnior, a modalidade para a viabilização dos recursos será via Credihabita.

“Este programa, criado pela Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, chegou para revolucionar a habitação de interesse social em Campo Grande. Entendemos que o segmento contempla muito mais do que apenas entregar unidades habitacionais. As famílias criam laços comunitários (sociais, econômicos e culturas) que devem ser compreendidos e respeitados pelo Poder Público. Por isso, o Credihabita vai além, ao estimular o desenvolvimento de todas as localidades beneficiadas na Capital”, finalizou Cláudio Marques Costa Junior.