O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) participou da abertura do “Dia D” contra o mosquito Aedes aegypti e assinou o decreto que cria a Força-tarefa de Combate à Dengue. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (2) no pátio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).”Quero agradecer os esforços dos nossos agentes e de nossos parceiros como a Defesa Civil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira e a Delegacia Crimes Ambientais. Com a ajuda de todos, conseguimos diminuir os casos de dengue. Nós temos equipamentos para sermos vitoriosos nessa guerra contra o mosquito. Mas a luta não depende só de nós e sim da conscientização de todos”, destaca Bernal.
Durante a solenidade de combate ao mosquito Aedes aegypti foi feita a entrega de materiais como macas, armários a pelo menos 80 unidades de saúde, por meio de um convênio com a Uniderp.

Segundo Alcides Bernal (PP), todas as secretarias municipais estão envolvidas em blitze, panfletagens dentre outras ações para conscientizar e combater o mosquito Aedes aegypti que transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. “Nós ainda não estamos em epidemia de Dengue, mas como vários estados já estamos e precis0ndo da ajuda da população em cuidar do seu próprio quintal para que Campo Grande não tenha um epidemia”, explica.

Após a cerimônia de abertura, as equipes foram em comboio para visita em endereços de locais críticos para proliferação do mosquito, acompanhados de servidores da Semadur para eventual aplicação de sanções legais, necessidade de chaveiro e policiais do DECAT para as residências fechadas e que contenham focos, ou cujos proprietários, mesmo tendo sido intimados a procederem a limpeza de seus imóveis, não o tenham feito, ou ainda aqueles que impedem a inspeção dos locais pelos agentes.

Às 14h30, está programada a visita do ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen à Escola Municipal Plínio Mendes, no Bairro Guanandy, acompanhado do prefeito Alcides Bernal, secretários do município e demais autoridades.

Diversas blitze serão realizadas na região central, na avenida Afonso Pena esquina com as ruas Rui Barbosa e 14 de Julho; rua Jornalista Belizário Lima esquina com ruas Rui Barbosa, 13 de Maio e 14 de Julho (em parceria com a Funasa), rua Barão do Rio Branco esquina com 14 de Julho. Também pontos estratégicos: Praça Ary Coelho, Camelódromo, Feira Indígena e Mercado Municipal, terminais de transbordo de ônibus urbanos, Terminal Rodoviário de Campo Grande, Aeroporto Internacional (parceria com Infraero) e trevo Imbirussu.

A Força Tarefa, neste dia “D” estará voltada principalmente para a orientação dos funcionários e contribuintes dos órgãos públicos da Sesau, com visita e vistoria em Unidades de Pronto Atendimento. Também serão vistoriados instalações militares do Exército e Vila Militar da Base Aérea de Campo Grande.