O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) lançou , nesta sexta-feira (25.11) o IPTU 2017, o Programa de Conciliação Fiscal e fez  a entrega de prêmios da segunda e terceira edição deste ano do Concurso IPTU DÁ PRÊMIOS. “Cumprimos nosso compromisso de fazer justiça tributária, sem aumento de impostos, apenas a reposição da inflação”, explica o prefeito Bernal.
A partir de segunda-feira (26.11), os carnês  do Imposto Predial e Territorial de 2017 começam a ser distribuídos pelos Correios aos contribuintes. A expectativa é de que até 10 de dezembro os 412 mil carnês já estejam nas residências.

Também  na segunda-feira (26.11) os contribuintes já poderão aderir ao Programa de Conciliação Fiscal. A população poderá elucidar suas dúvidas pelo telefone 156 e na Central do IPTU, localizada na rua Arthur Jorge, 500.

Segundo o prefeito Bernal, o programa de Conciliação Fiscal é um incentivo ao contribuinte que não está em dia com impostos e taxas municipais e que, por algum motivo, deixou de quitar os débitos. No caso do IPTU, por exemplo, fazendo a negociação o contribuinte já poderá  usufruir dos benefícios do desconto no IPTU 2017que continuará a ser 20% à vista, um desconto expressivo.

Carnês
Do montante de 412 mil imóveis, mais de 67% dos imóveis prediais e territoriais foram avaliados em até R$ 500 mil. Dos 307 mil imóveis prediais, 28% irão pagar menos de R$ 500,00 de IPTU. Já dos 78 mil imóveis territoriais, 67% irão pagar menos de R$ 500 de IPTU.

O IPTU 2017 teve  99,2%, ou seja 382 mil imóveis, com o imposto atualizado pelo índice da inflação calculado pelo IPCA-E, de 8,78%. Isso quer dizer que os dados cadastrais da maioria dos imóveis não sofreram nenhuma alteração no Cadastro Técnico Imobiliário. Já 0,42%,  (1,6 mil imóveis) tiveram seu IPTU, em relação a inflação, aumentado. Já 0,38% (1,4 mil imóveis) tiveram o valor do imposto diminuído em função de alteração de seus dados no Cadastro Técnico Imobiliário.

Fazendo um comparativo de arrecadação do IPTU 2015/2016, os levantamento revela que em outubro de 2015 o valor da arrrecadação com esse imposto alcançou a marca de  R$ 245.612.977.94,  já em outubro de 2016 o valor arrecadado chegou a R$ 266.789.363.31, o  que representa uma diferença de R$ 21.176.385,37, o  que equivale a 8.62% superior ao ano de 2015.

Programa de Conciliação Fiscal

O Programa de Conciliação Fiscal tem o objetivo de recuperar o contribuinte inadimplente que perde, no caso do IPTU, o benefício do  desconto de 20% no pagamento à vista, e evitar que seu débito aumente ainda mais em função dos custos de uma execução fiscal. O programa destina-se a promover a regularização de créditos do município, decorrentes de débitos de pessoas físicas e jurídicas, relativos aos impostos, taxas municipais e contribuição de melhorias, em razão de fatos geradores ocorridos até 23 de novembro de 2016, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizada ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não.

IPTU 2017
No caso do IPTU, para o pagamento à vista do IPTU 2017 só terão direito ao desconto de 20% para pagamento até 10 de janeiro de 2017 ou de 10% para pagamento até o dia 10 de fevereiro de 2017 os imóveis sem débito vencidos em anos anteriores.

Por exemplo, um contribuinte que tenha uma dívida de IPTU 2016 no valor de R$ 500,00 e quiser quitar este débito a partir do dia 2 de janeiro de 2017 – dez meses após o seu vencimento –  terá acréscimo de 10% de juros de mora (50 reais) e 8,78% de atualização monetária (43,90), tendo que desembolsar o valor de R$ 593,90. Caso este contribuinte opte por pagar à vista este débito até 28 de dezembro de 2016 terá desconto de 90% no juros e não se aplicará a correção monetária já que o pagamento será feito no mesmo ano (2016) do lançamento do imposto,  pagando o valor de R$ 505,00.

Concurso IPTU da Prêmios
Ainda durante o evento foram entregues dois automóveis, 10 notebooks, 10 tvs de LCD, 10 microondas e 10 aparelhos de ar-condicionado referentes aos ganhadores do 2° e 3° sorteio do IPTU da Prêmios. As ganhadoras dos dois automóveis foram  Virge Mara Ferreira Nambá e Giane Aparecida Trindade Melo.

Giane Melo recebeu as chaves do seu carro novo do prefeito e contou que está muito feliz por ter ganho o veículo. Ela contou que não acreditou quando o prefeito Alcides Bernal ligou para ela informando que havia sido contemplada com o carro. “Eu não acreditei quando ele {Bernal} me ligou falando que tinha sido premiada e com um carro. Na semana que recebi a ligação do prefeito meu marido fez uma brincadeira dizendo que eu tinha ganho um carro em uma promoção eu dei pulos de alegria quando ouvi e no final era uma brincadeira. Depois dessa brincadeira eu falei para o meu marido que iria ganhar um carro e hoje estou aqui recebendo as chaves do meu carro zero quilômetro”, comentou Giane.