O Secretário Municipal de Administração Ricardo Ballock, representou o prefeito Alcides Bernal, na abertura oficial do Seminário da Previdência, que acontece nesta quinta e sexta-feira e sediado no Âncora Hotel. O tema: “Seminário de Responsabilidade Previdenciária no Contexto do Regime Próprio de Previdência Social”.

Estão sendo abordados no Seminário da Previdência realizado pela Prefeitura de Campo Grande palestras sobre: Desafios e Perspectivas para a Previdência dos Servidores; Gestão Previdenciária e o Social no Contexto dos RPPS; Responsabilidade Fiscal no Âmbito dos RPPS; A Importância do Conselho de Administração na Gestão Previdenciária; O TCE e os RPPS – Homologação de Benefícios, Equilíbrio Atuarial e Financeiro; Aposentadoria do Servidor – Legislação Previdenciária; Política de Investimentos – Aplicações Financeiras

O Secretário Municipal de Administração que também é o diretor-presidente do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande – IMPCG, Ricardo Ballock ao falar aos participantes do evento lembrou que a previdência está passando por momentos difíceis em todo país. “É um assunto complicado de ser discutido, mas nós devemos colocá-lo em pauta e elencar os principais problemas, para ter uma opinião devemos entender o assunto. Este é o motivo do evento que reúne servidores da ativa e os aposentados”.

Ballock destacou a importância do evento no qual serão discutidos temas que definirão o futuro dos servidores. “As regras da aposentadoria não são as mesmas. Este seminário mostrará a situação da Previdência da Prefeitura de Campo Grande e todas as informações serão repassadas para os servidores. Estou sempre à disposição dos servidores. Tenho compromisso com o que faço e tudo que começo gosto de terminar. Tudo que será construído neste seminário terá a participação dos servidores”, completou.

O diretor da Previdência do IMPCG, Luiz Lima Shirata disse que durante os dois dias de seminário serão discutidos assuntos importantes sobre o sistema previdenciário do município. “Nós vamos aprender muito nesses dias de seminário e com certeza serão colocados em prática. Estou satisfeito de ver a participação de funcionários de diversos setores da Prefeitura”.

Para o Coordenador de Auditorias do Departamento do Regime Próprio, da Secretaria de Políticas da Previdência Social, Gilberto Pereira, que abriu o ciclo de palestra, a previdência é uma contribuição, e só leva quem paga. Isto eu falo do ponto de vista técnico. “Hoje nós discutimos o cálculo da previdência, custeio de como manter os serviços, como organizar notas e pagamentos”, frisou Gilberto Pereira que demonstrou para o público presente quais são os regimes de previdência existentes no País e seus funcionamentos.

O servidor municipal, José Roberto Cueva disse que o seminário é uma oportunidade para os servidores conhecerem melhor o sistema previdenciário do município. “Estamos nas vésperas de uma reforma previdenciária. Nesse momento todo conhecimento sobre o assunto é válido para os servidores que um dia irão se aposentar pelo IMPCG. Todos nós servidores devemos saber da realidade que vai acontecer com nossa aposentadoria”.

O evento contou com a presença da presidente do Conselho Administrativo dos Servidores Municipais (Corad), Márcia Dourado; Representantes da Servimed; Previ-Camp; Conselho da Caprev; Servidores Municipais ativos e aposentados.