A Banda Marcial do Instituto Mirim de Campo Grande fará o pré-lançamento do seu primeiro DVD no dia 10 de setembro (sábado), a partir das 19 horas, no Ginásio Poliesportivo no Instituto Mirim. O evento, que é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), com a coordenação do Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) e apoio do Fundo de Apoio à Comunidade, é aberto ao familiares dos mirins que terão a oportunidade de assistir ao mesmo show do DVD, gravado no dia 28 de agosto no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

A Banda Marcial conta hoje com 120 integrantes proporcionando aos adolescentes o despertar do interesse pela música e pela dança. A produção do DVD foi um marco na história da Banda Marcial do Instituto Mirim e uma importante ferramenta para a divulgação das potencialidades artísticas do jovens participantes ao público.

Desde 2002, a Banda Marcial do IMCG está sob os cuidados do maestro Marcelo Peres, que desenvolve trabalho em parceria com a coreógrafa Meire Rabelo. De acordo com o maestro, a gravação realizada foi m momento importante para revelar os jovens talentos e apresentar, ao público, um repertório repleto de músicas regionais.

Segundo o maestro Marcelo Peres, o DVD dará aos jovens a oportunidade de mostrar o trabalho realizado pela Banda. “A gravação foi um momento de aprendizado também quando os jovens tiveram conhecimento das diversas etapas que formam a produção e gravação de um DVD”, disse o maestro Marcelo.

O maestro explica que o primeiro DVD prestigiou a música de raiz de Mato Grosso do Sul. “É com grande emoção que apresentaremos o primeiro DVD da Banda Marcial aos familiares dos mirins e reiterar os anos de esforço e dedicação de cada dia de ensaio com os adolescentes”, avalia o maestro.

A presidente do Instituto Mirim, Liliam Veronese destaca a importância da presença dos familiares dos mirins. “A música e a dança contribuem com o desenvolvimento dos adolescentes do Instituto Mirim de Campo Grande e essa é a oportunidade dos 120 jovens talentos tocarem para seus familiares e convidados que, com certeza, será uma apresentação que emocionará o público presente”, argumenta, Liliam Veronese.

Além da apresentação da banda marcial, o show de pré-lançamento contará também com a presença das adolescentes do corpo coreográfico como linha de frente que vestirão o figurino baseado no repertório pesquisado pela coreógrafa Meire Rabelo.

O show de pré-lançamento da Banda Marcial do Instituto Mirim apresentará o seguinte repertório:
1. Tocando em frente<br />
2. Kilômetro 11
3. Bela Vista
4. La Caativa
5. El Cangu
6. O sol e a Lua
7. A Chalana
8. Soy El Chamamé
9. Trem do Pantanal
10. Mercedita

Histórico da Banda Marcial do Instituto Mirim de Campo Grande
Uma das ações desenvolvidas pelo Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) é a Banda Marcial do Instituto Mirim de Campo Grande, fundada em 10 de março de 1997, com a finalidade de valorizar o interesse pela música e oportunizar a participação em atividades comemorativas da cidade. O atendimento por ano é de aproximadamente 150 integrantes.

O objetivo principal é oferecer aos jovens de todas as idades um aprendizado musical, despertando o interesse pela música e pela dança, onde um completará o outro, o que pode lhes proporcionar até mesmo uma carreira promissora.

A Banda já conquistou vários títulos com os adolescentes desta instituição, tais como: Campeões no Concurso Nacional Bandas e Fanfarras em Goiânia (GO), Campeões no Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras na Cidade de Campo Grande-MS, Campeões no Concurso Estadual de Mato Grosso do Sul. No ano de 2007, passou-se à nova formação que profissionalizou os adolescentes, nascendo a Banda Marcial. Esse avanço foi possível graças aos esforços no aprendizado de partituras e técnicas de instrumentos.
Desde 2002, a Banda Marcial do IMCG está sob os cuidados do maestro Marcelo Perez, que desenvolve trabalho em parceria com a coreógrafa Meire Rabelo.

Serviço:
Data: 10/09 – sábado