Como melhorar a gestão dos gastos públicos, implementar políticas mais efetivas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, e transparência dos órgãos públicos brasileiros são alguns temas do XVI Encontro Nacional de Controle Interno (CONACI) que acontece no Macapá (AP).

Representando o secretário Evandro Bandeira, a assessora técnica da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM), Inês Vieira Costa participou do evento.

02 (1) “A cada encontro, notamos a constante evolução do tema controle interno no país. Os estados estão cada vez mais engajados em combater a corrupção e tornar seus atos transparentes”, destaca a servidora.

O XVI Encontro teve início na quarta-feira com a Conferência Magna de Abertura – A História do Controle Interno desde a Constituição Federal de 1988. Temas relacionados ao controle interno como instrumento de governança e o fortalecimento do controle interno, também movimentaram o primeiro dia de discussões.

Já os dias 30 e 31, são dedicados a 28ª Reunião Técnica, momento em que os membros do conselho discutem temas técnicos e deliberam sobre os assuntos administrativos, com o propósito de contribuir para o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle aplicados no país, fortalecendo ainda mais a atividade.

Campo Grande também se prepara para sediar a 29ª Reunião Técnica que deverá ocorrer na segunda quinzena de novembro. Além da CGM, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) também será anfitriã do evento.

 O CONACI

Atualmente, a instituição é composta 49 membros, representantes de secretarias de controle interno, auditorias gerais e ouvidorias gerais de 27 Estados, Distrito Federal, União e 19 capitais. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Fazem parte de suas atividades a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse dos órgãos de controle interno, a coordenação e o desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.