Com o objetivo de debater temas da atualidade, como compliance, governança, sistemas de integridade, controle interno, gestão de riscos e combate à corrupção, a 12ª edição do Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção e Governança que aconteceu nesta quinta e sexta-feira (6 e 7) em Brasília, reuniu vários especialistas no assunto, entre eles os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.

O secretário municipal da Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência (CGM), Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, participou do evento e destacou a importância de se discutir temas relevantes juntamente com grandes profissionais da área.

“Este encontro foi uma grande oportunidade de compilar conhecimento teórico, além de compartilhar o que vem sendo aplicado nas demais organizações públicas do país, no que diz respeito aos temas combate à corrupção e boas práticas de governança”.

Com a palestra de abertura, abordando justamente os temas Combate à Corrupção e Governança, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso comentou o cenário em que vive o país.

“Acredito que estamos passando por um momento de transição para uma nova ordem em que o pacto oligárquico será substituído pelo pacto da integridade”.

Já no segundo dia, a abertura ficou sob a responsabilidade das professoras Cristiana Fortini e Tatiana Camarão que abordaram os pontos mais controvertidos do acordo de leniência na Lei Anticorrupção Empresarial e o passo a passo de como implementar um sistema de compliance nas organizações públicas.

Mais uma vez, o secretário da CGM, Luiz Afonso, ressaltou a relevância do termo compliance, que vem sendo cada vez mais difundido nas organizações públicas.

“Implantar uma ferramenta, que busca incentivar o cumprimento espontâneo das normas, ou seja, agir conforme prevê a lei, acaba por incentivar uma cultura de integridade e ética dentro de qualquer instituição, seja ela pública ou privada”, finaliza o secretário.

A 12ª edição do Fórum ainda contou com a participação do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, dos auditores do TCU, Daniel Jezini e Rafael Jardim, do advogado-geral da União, André Luís de Almeida, do secretário-adjunto de gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, além dos professores Rodrigo Pironti, Jacoby Fernandes e Cláudio Altounian.