Na última segunda-feira (2), o subsecretário de Políticas para a Juventude, da Prefeitura de Campo Grande, Maicon Nogueira, realizou a abertura da 16ª turma do Curso de Capacitação Profissional com a presença de 250 jovens, sendo que esse é o maior encontro já realizado desde a implantação do programa. As palestras estão acontecendo no espaço Arena Bosque, no shopping Bosque dos Ipês, e termina na próxima sexta-feira (6).

Durante o encontro, os jovens participam de palestras, dinâmicas e oficinas que tem como objetivo destacar o desenvolvimento psicossocial de cada um, fortalecendo a autoestima e apresentado um novo jeito de encarar os desafios.

A cada dia, dois palestrantes voluntários abordam temas como liderança, empreendedorismo, mercado de trabalho, comportamento, marketing pessoal, vendas, dicção e oratória e orientações sobre como conquistar o espaço em todas as áreas.

“Todos temos alguma dificuldade que precisa ser trabalhada para que possamos crescer e evoluir. Esse é o intuito do curso, levar a realidade aos jovens por uma nova perspectiva. Muitos que passaram pelo curso saíram bem diferentes e criaram novas rotinas”, disse Maicon.

A estudante Stefany Sofia Oliveira Benites, 17 anos, também acredita que é preciso aproveitar as oportunidades, principalmente para se capacitar para o mercado de trabalho. Ela, que está em busca do primeiro emprego e participa desde o primeiro dia, garante que as palestras estão servindo como um aprendizado. “Está sendo bem motivador”, disse.

Já o estudante Weider Farias, de 20 anos, destacou está participando do curso para adquirir melhor formação. “Quanto mais a gente souber, mais preparados estaremos. Esse curso está sendo bem dinâmico e isso nos ajuda a aprender mais”, destacou.

Desde a primeira edição do Curso de Capacitação Profissional, realizado no primeiro semestre de 2017, mais de 2 mil jovens participaram dos encontros. Neste ano, a Subsecretaria de Políticas para a Juventude já realizou 3 edições, contando com a atual, sendo que a primeira foi realizada em parceria com o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac) e contou com a participação de mais de 70 jovens da própria instituição, da Associação Juliano Varela para pessoas com Síndrome de Down e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), para pessoas com deficiência intelectual e cognitiva.

Na segunda edição, o curso foi realizado na Faculdade Novoeste e contou com a participação de mais de 200 jovens.

Ao final do curso, todos os inscritos receberão um certificado de participação.