O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) juntamente com o ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército, Sérgio Westphalen Etchegoyen, visitaram a escola municipal Plínio Mendes onde foi mostrado o trabalho dos alunos em combate ao mosquito Aedes aegypti e visitaram uma casa na proximidade da escola que fica no bairro Guanandi, região urbana do Anhanduizinho. “Estamos em uma cruzada pela saúde e pela vida. Só nós podemos combater esse mal. Quero agradecer aos agentes de saúde e de endemias que eles são grandes combatentes nessa Guerra”, explica Bernal.
O prefeito disse ainda que, nas 80 unidades de saúde de Campo Grande, a população já pode encontrar o teste rápido da dengue. Ele explica ainda que precisa da ajuda da população para que Campo Grande não enfrente uma epidemia como ocorreu em 2013 e 2015”.  Aqui na Escola Plínio Mendes estão os agentes mirins de combate ao mosquito que são os alunos que vão conscientizar os pais e ajudar na fiscalização”, comenta Bernal.

O Chefe do Executivo comentou ainda que Campo Grande mostrou, por duas vezes, que está preparada para combater e vencer a dengue, pois passou por duas grandes epidemias e conseguiu vencer. “Eu tenho que agradecer e muito o apoio que o Exército Brasileiro nos deu desde a primeira visita que fizemos a eles e prontamente nos atendeu, além deles a Aeronáutica foi muito parceira. Temos que agradecer o Poder Judiciário que prontamente nos ajudou com os alvarás para podermos entrar nas casas trancadas para combater a dengue, as policiais militar, militar ambiental e Civil que nos ajudam e sempre esta presente nas ações de combate ao mosquito”, explica.

O ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen explicou que o presidente Michel Temmer (PMDB) determinou que hoje (0212) todos os ministros fossem em todas as capitais brasileiras para divulgar o combate ao mosquito Aedes aegypti .

Ele explica que a população deve tirar pelo menos um dia da semana para fazer esse combate, pois o ciclo da larva do mosquito dura cinco dias e tirando um dia já consegue vencer a guerra contra o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. “Não existe governo Federal, Estado e nem município que vai conseguir combater esse mosquito sozinho. Nem mesmo se o prefeito  investir todo seu orçamento em combate à Dengue, será capaz de vencer o mosquito que pode ser encontrado no seu quarto, no seu banheiro ou na sua casa. A população que deve se conscientizar e combater esse mal”, explica Etchegoyen aos alunos.

O ministro comenta, ainda, que os super-heróis e super-heroínas que vão combater o mosquito da Dengue são as crianças que vão conscientizar, fiscalizar e cobrar dos pais a limpeza e conservação de suas casa e quintais. “Quem tem que combater o mosquito são vocês super-heróis e super-heroínas cobrando, conscientizando os pais. Temos que ter a mesma consciência como aconteceu com o cinto de segurança que as crianças cobram seus pais quando veem eles estão dirigindo sem o cinto de segurança ”, argumenta.

Etchegoyen afirmou ainda que nem que o governo Federal colocar todo o Exército, Marinha, Aeronáutica, Policias civil e Militar nas ruas e casas iriam conseguir eliminar o mosquito Aedes aegypti se a população não se conscientizar do seu papel.

Ainda durante a ação em combate ao mosquito o prefeito e o ministro foram até uma casa na Rua Eduardo Contar, no bairro Guanandi, onde segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde aponta alto índice de infestação do mosquito da Dengue.

A moradora da casa Janaina Francisca da Silva explicou ao prefeito e ao ministro que mora somente ela e os filhos e como trabalha direto quase não tem tempo de cuidar sozinha do quintal, mas sempre tenta deixar limpo. “Eu sou sozinha. Sempre tento limpar, mas é complicado deixar tudo limpo e além de tudo e caro as caçambas”, explica.

Equipes de agentes de endemias e de saúde estiveram no local detectaram focos do mosquito e acompanhou a limpeza do quintal.
Lembrando que a Prefeitura de Campo Grande não faz limpeza em casas e terrenos particulares.